Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

MANAUS 2011

CESAR DE SOUZA CAVALCANTE
FARID BEZERRA DA ROCHA
MARCUS VINICIUS BRITO MARTINS
EDINILZA ALEXANDRINA DE OLIVEIRA MEDEIROS
ANA NÚBIA RIBEIRO DESOUZA
LUCIANA LOPES DA SILVA

TRABALHO DE PSICOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

ANÁLISE COMPORTAMENTAL DE PERSONAGENS DO FILME TEMPOS MODERNOS PELA TEORIA BEHAVIORISTA

Trabalho, apresentado àUniversidade Federal do Amazonas – UFAM, com um dos pré-requisitos para obtenção de nota da Disciplina Psicologia Aplicada à Administração.

Professora: DR.ª RAQUEL ALMEIDA DE CASTRO

Manaus 2011INTRODUÇÃO

A finalidade deste trabalho é mostrar o emprego da Teoria Behaviorista estudada por Watson e Skinner, no filme Tempos Modernos. Quando falamos em Behaviorismo estamos nos referindoao estudo do comportamento humano, na maneira de como o ser humano reage quando é colocado em diversas situações dentro de um determinado ambiente e quais os reflexos executados em resposta àquilo aoqual foi exposto. E essa resposta é o foco principal, o objeto dos nossos estudos baseado nas experiências feitas especificamente por estes dois cientistas.
Para entender o Behaviorismo, faz-senecessário entendermos em que consiste a Teoria Behaviorista.
Behaviorismo é um termo genérico para agrupar diversas e contraditórias correntes de pensamento na Psicologia que tem como unidade conceitualo comportamento, mesmo que com diferentes concepções sobre o que seja o comportamento.
A palavra inglesa behavior significa comportamento, conduta. Os behavioristas de orientação positivistatrabalham com o princípio de que a conduta dos indivíduos é observável, mensurável e controlável similarmente aos fatos e eventos nas ciências naturais e nas exatas.

John Broadus Watson (1878-1958) foiconsiderado o pai do behaviorismo metodológico, ao publicar, em 1913, o artigo "Psicologia vista por um Behaviorista", que declarava a psicologia como um ramo puramente objetivo e experimental das...
tracking img