Mudanças nos textos de propaganas

757 palavras 4 páginas
Mudanças nos textos de propagandas

Palmas-TO 2014
Propaganda
De forma neutra, propaganda é definida como forma propositada e sistemática de persuasão que visa influenciar com fins ideológicos, políticos ou comerciais, as emoções, atitudes, opiniões e ações de públicos-alvo através da transmissão controlada de informação parcial (que pode ou não ser factual) através de canais diretos e de mídia.
(— Richard Alan Nelson, A Chronology and Glossary of Propaganda in the United States, 1996)

Introdução e breve história sobre a propaganda

O uso primário da propaganda advém do meio politico, como meio de persuasão financiados pelos governos ou partidos políticos, para chegar a determinados fins. A propaganda em seu sentido original é neutra, mas, ela adquiriu uma conotação negativa por ser usada também como um instrumento para manipular.
O meio pelo qual a propaganda utiliza para influenciar seu público alvo é a seletividade dos fatos ou propiciação de meios difusores de mensagens que acionam o lado emocional, para que o receptor da mesma seja levado pelo impulso a “comprar a ideia divulgada”. Podemos deduzir também, que utiliza-se da “mentira” por omissão de informações.
A propaganda teve sua ascensão em um meio capitalista, para impulsionar a venda de produtos, divulgar empresas e artistas. A chegada da família real ao território brasileiro e a implantação de um governo provisório aqui, somados com a criação da Imprensa Imperial levou a uma marco definitivo do aparecimento da propagando no Brasil.
Martins afirma que “Os mais antigos anúncios, com intenção de divulgar algum produto ou serviço, surgiram na Gazeta do Rio de Janeiro, o primeiro jornal, aqui fundado, bissemanário que se transformou no Diário Fluminense e posteriormente no Diário Oficial.” (MARTINS, 1997:24).
A profissionalização da propaganda se deu forma espontânea e inevitável, devido a sua gradual evolução e aprimoramento, por necessidades cada vez maiores dado

Relacionados

  • Projeto propaganda e cultura
    2369 palavras | 10 páginas