Mruv

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

REAÇÕES QUÍMICAS: ÁCIDOS, BASES

E METAIS ALCALINOS

IAGO DE MATOS CARNEIRO
RAMON ARAUJO MORAIS

CRUZ DAS ALMAS/BA

MAIO/2011

[pic]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

IAGO DE MATOS CARNEIRORAMON ARAUJO MORAIS

REAÇÕES QUÍMICAS: ÁCIDO, BASE

E METAIS ALCALINOS

Experimento simples que apresenta reações de diferentes elementos químicos em meios diferentes, e como ele se comporta neste meio.

Trabalho solicitado pelo docente Fabio Dias CET-066 – Química Geral do curso de Bacharelado em CiênciasExatas e Tecnológicas como forma avaliativa.

CRUZ DAS ALMAS/BA
MAIO/2011

REAÇÕES QUIMICAS: ÁCIDO, BASE
METAIS ALCALINOS

• OBJETIVO:
- O objetivo dessa prática é perceber o comportamento de ácidos, bases, metais alcalinos e metais alcalinos terrosos, e verificar o produto decada reação, o que libera e como ocorre.

• INTRODUÇÃO:
- De acordo com o conceito de Arrhenius, ácidos é todo elemento que em meio aquoso se dissocia e libera íon H+ como único cátion, e bases são os elementos que no mesmo meio se dissocia e liberam íons de hidróxido (OH-) como únicos ânions. Metais alcalinos são encontrados na primeira família conhecida como 1A na tabela periódica esão chamados assim porque reagem facilmente com água e quando isso acontece formam hidróxidos (substanciam básicas ou alcalinas), também podem reagir com oxigênio formando óxidos. Metais alcalinos terrosos reagem com facilidade com halogênios para formar sais iônicos e com a água (ainda que não tão rápido como alcalinos) formando hidróxidos fortemente básicos. São sólidos e pertence a segundafamília da tabela periódica a denomina 2A.
Esta pratica mostra algumas das características desses elementos em meios diferentes para avaliar os seus respectivos comportamentos, e formação no resultado final.

• MATERIAIS E METODOS:

- Materiais e Equipamentos

- Vidro de relógio
- Algodão
- Placa de petri
- Fenofteleina
- Pisseta
-Lamparina
- Espátula metálica
- Pinça
- Béquer
- Tubo de ensaio
- Candeiro
- Reagentes e Soluções

- Sódio
- Água
- Ácido clorídrico
- Carbonato de cálcio
- Cloreto de cálcio

• PROCEDIMENTO:

- O primeiro experimento foi colocar uma pequena quantidade de sódio, que estava conservado em querosene,no algodão que estava sobre uma placa de petri e gotejar um pouco de água, ao mesmo tempo o sódio reagiu com a água havendo assim uma combustão.
- O segundo experimento foi colocar hidróxido de sódio na placa de petri e adicionar fenolftaleína para indicar a basicidade do meio, tornando o meio de coloração rosa indicando assim que este é básico, pois caso contraria o meio ficaria incolor,tanto para ácido quanto para neutro.
- O terceiro experimento foi colocado magnésio em um béquer e adicionou água para que ocorresse a reação, em que formou a equação: Mg+H2O -> Mg(OH)2 + H2, observando assim a formação de hidróxido de magnésio e a liberação de H2 que quando chegar na atmosfera tornam se inflamáveis, essa reação ocorre lentamente. Depois foi feito uma reação com o magnésio eacido clorídrico,foi observado assim uma reação mais rápida, e na reação com o magnésio em meio aquoso assim forma:
Mg(OH) +2HCl ---> 2H2O + MgCl2, com isso foi percebido que é necessário mais de Cl para balanciar o Mg.(que tem nox fixo +2 e o Cl tem nox fixo -1), assim ocorre uma reação de oxiredução, e de neutralização, após observar as reações foi colocado fenolftaleína nas duas e o...
tracking img