mrmaat

311 palavras 2 páginas
Revendo o capitulo:
1 Explique quais os argumentos das duas posições antagônicas assumidos com relação ao trabalho: como condições de humanização. Em segundo posicione-se sobre a questão.
R: umaconsidera o trabalho como uma tortura, que o homem está condenado a vida toda á infelicidade. E quando a outra fala sobre que o trabalho ser faz necessário para vida humana para construir sua própriasubjetividade. Verdade q na sociedade capitalista ela força nós trabalhamos pana sobreviver numa sociedade que torna o homem ser trabalhador para ter uma sobrevivência, tornando o ser humanoescravos e depende do trabalho.

2 Distinga a concepção de trabalho na antiguidade e na idade média.
R: na antiguidade; o trabalho era encarado com uma perda de liberdade, os trabalhadores encavamcomo carrega uma fardo, onde essa fardo era encarado falta de liberdade.
Na idade média: já na idade média o trabalho foi encarado com outros olhos onde foi levado em consideração o não produtivo e oprodutivo, valorizando o intelectual e a razão humana.

3 Explique o que Marx entende por fetichismo da mercadoria e reificação do trabalhador.
R: Marx fala sobre fetichismo é quando uma mercadoriatoma valor que não é “real” passando determina a relação humana. A reificação é quando o próprio ser humana ser torna a mercadoria que podemos dizer também que é à desumanização do homem.
4 Releia acitação de Foucault no tópico 7 “de olho no cronômetro” e explique a relação que filosófico estabelecer entre disciplina, utilidade e obediência.
R:
Aplicando os conceitos;
5 Interprete a frase deAristóteles baseando-se na concepção do trabalho na Grécia antiga.”(...) se as lançadeiras tecessem as palhetas tocassem citaras por sim mesmo, os construtores não teriam necessitaram de auxiliar eos senhores não necessitaram de escravos”. (politica. LivroI, capitulo II 1254a, 3. Ed. Brasília unb p. 18)
R: ser todos que trabalham fazer sua própria parte não necessitará de auxiliares e

Relacionados