movimentos sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Reginaldo: Por concentração entende-se o processo que faz expandir os meios de produção e de trabalhadores, ampliando, assim, a base da acumulação e confundindo-se com ela. Por isso, falamos em concentração de capital quando, por exemplo, uma determinada indústria compra mais máquinas para a produção ou quando aumenta o número de trabalhadores. Ou quando um escritório de propaganda emarketing contrata mais publicitários ou mesmo quando equipa o escritório com equipamentos de informática. As implicações desse processo no urbano são de diferentes naturezas, dentre elas, podemos lembrar a concentração das atividades econômicas que modificam, por exemplo, a malha urbana e a aglomeração.
O processo de concentração do capital, por ser um processo de acumulação, está diretamenterelacionado à produção da riqueza econômica, a qual tem no indicador de Produto Interno Bruto (PIB) um dos elementos de sua apreensão. Priorizando a perspectiva territorial queremos destacar que a concentração territorial da riqueza gerada no Brasil é bastante nítida.
Quanto à centralização, a primeira distinção é que essa não se confunde com a acumulação. Centralizar é, acima de tudo, centralizarcapitais. O processo de centralização constitui-se num processo em que frações individuais de capitais se associam, se fundem ou se reagrupam. A centralização é, a rigor, a abolição da autonomia do capital individual; ou seja, significa a expropriação de um capitalista por outro capitalista, que acaba por transformar capitais menores, num capital de maior magnitude. A centralização é, portanto, umareorganização na distribuição da propriedade dos capitais. Altera-se apenas o agrupamento das partes constitutivas do capital social e, nesse sentido, é que concentra a propriedade do capital, mas não se constitui num processo acumulação, não resultando, portanto, em nenhum aumento do capital social (Marx, 1984, Livro I, Vol. 3: 778). Em outros termos, com a centralização do capital desapareceminúmeros capitais individuais, quer por absorção de uns pelos outros, quer por associações ou fusões entre os capitais, dentre outras formas de centralização.

Nas palavras de Aglietta, enquanto a “concentração simples é, dentro do campo do valor, um fato quantitativo de acumulação desigual que conserva a autonomia dos capitais, a centralização é uma modificação qualitativa que remodela aautonomia dos capitais e cria novas relações de concorrência” (Aglietta, 1986: 195). Acrescenta mais adiante que a “centralização é uma forma violenta de concorrência... É um efeito do processo geral de desvalorização do capital sobre o fracionamento das capitais mediante o qual o movimento da acumulação global encontra novas condições para seu futuro desenvolvimento” (Aglietta, 1986: 196).
Acentralização da propriedade do capital coloca sob um mesmo poder, um mesmo comando, o processo que mobiliza e controla os ciclos de valorização dos capitais envolvidos. Esses atributos da propriedade do capital, o de dispor ou por em movimento o capital e o de controlar sua valorização se realiza através da gestão da empresa. Cada vez mais, diante das possibilidades decorrentes da revolução das comunicaçõese informática, o que é importante não é tanto a proximidade territorial entre as unidades de produção e nem entre a administração dos negócios e a produção industrial, mas a capacidade de controle dos vários e distintos processos de valorização distribuídos em vários lugares, colocando-os sob um mesmo ciclo de movimentação do valor. Exemplificando, o que importa num grupo econômico, numa rede defornecimento de serviços ou numa rede dispersa de comércio é o controle das unidades dispersas por meio da centralização da gestão empresarial.



RESUMÃO SOBRE O MST
História: O conflito pelas terras é um problema que vem se destacando a mais de um século no Brasil. A organização do MST enquanto movimento social começou nos anos 80 do século passado e hoje já se faz presente em 24 estados...
tracking img