Movimento uniforme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Amapá Colegiado de Física Laboratório Básico I Experiência 02

Física
Unifap

O Movimento Retilíneo e Uniforme, Usando o Plano Inclinado

1. Objetivos gerais. Aotermino desta atividade o aluno devera ser capaz de:  Caracterizar um movimento retilíneo uniforme (MRU)  Calcular a velocidade de um móvel em MRU.  Prever a posição futura a ser ocupada por um móvel quese desloca em MRU.  Construir os gráficos de posição x tempo e gráficos da velocidade x tempo de um móvel em MRU; 2. Material necessário. 2.1. 01 base de sustentação principal com um plano inclinadoarticulável com escala de 0° a 45° (1); 2.2. Um tubo lacrado, contendo óleo (24), uma esfera de aço (25) e bolha; 2.3. 01 cronometro de pulso; 2.4. 01 nível de bolha para superfície. MovimentoRetilíneo Uniforme (MRU) é aquele em que o móvel percorre uma trajetória retilínea e a velocidade escalar instantânea é constante e diferente de zero, de modo que o móvel sofre iguais variações de espaço emiguais intervalos de tempo. A grandeza fisica que indica a rapidez com que um móvel se desloca denomina-se velocidade media (Vm)

e é calculada pela expressão: Vm = Δx/Δt em que Δx representa avariação de espaço e Δt representa o intervalo de tempo. Para o movimento uniforme define-se uma função horária do espaço que é expressa por: x = x0 + v.t em que x e x0 representam o espaço final einicial ocupado pelo móvel, respectivamente. 3. Pré- requisitos. Noções de construção e analise de gráfico. 4. Montagem. Monte o equipamento fig.1, observando o nivelamento inicial da plataforma do planoinclinado. 5. Andamento das atividades. 5.1. Eleve o plano 15° acima da horizontal fig.2.

5.2. Com o auxilio do imã, posicione a esfera na marca x0 = 0 mm fig.3

5.4. Calcule a velocidade media emcada um dos percursos e complete a Tab.1. 5.5. Utilizando os valores de ‘x’ e ‘t’ da tabela 1, construa o gráfico x versus t.

Libere a esfera, ligue o cronometro e pare-o quando a esfera passar...
tracking img