Movimento separatista no extremo norte de goiás

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Povo do extremo Norte de Goiás sonhava com a liberdade econômica e social em relação ao sul do país. O norte era visto como sinônimo de abandono e decadência, levando o seu povo a um sentimento derevolta. Assim surgiu o desejo da criação de uma comarca independente e os primeiros movimentos separatista.

Houve uma primeira investida nesse sentido em 1821, sob a liderança do capitão FelipeAntônio Cardoso e do Pe. Luiz Bartolomeu Marques. Coube ao primeiro mobilizar os quartéis e ao segundo conclamar o povo e lideranças para a preparação de um golpe que iria depor Sampaio.

Contudo,houve uma denúncia sobre o golpe e, em seguida, foi ordenada a prisão dos principais líderes rebeldes. O Pe. Marques conseguiu fugir e novamente articulou contra o capitão-general. Sampaio impôs suaautoridade e os rebeldes foram expulsos da capital Vila Boa.
Ainda no Império, duas tentativas: a defesa de Visconde de Taunay, na condição de deputado pela Província de Goiás, propondo a separação donorte goiano para a criação da Província da Boa Vista do Tocantins, com a vila capital em Boa Vista (Tocantinópolis) em 1863.

E de modo mais concreto, em 1889, com o projeto de Fausto de Souza paraa redivisão do Império em 40 províncias, constando a do Tocantins na região que compreendia o norte goiano.

O movimento perdurou por longas datas até a criação efetiva do Estado do Tocantins em 05de outubro de 1988. Enfim, explicando melhor, o Tocantins é o mais novo dos estados brasileiros, com a promulgação da Constituição brasileira. Antes, as terras que hoje correspondem ao território doTocantins faziam parte do estado de Goiás.

Antes da colonização, o território do Tocantins era ocupado pelos índios xingus e txucarramães. Em 1625, missionários católicos liderados por FreiCristovão de Lisboa, fundaram uma Missão religiosa no extremo norte de Goiás. Do norte e do nordeste chegaram imigrantes a região durante dois séculos. No século XVIII, os bandeirantes chegaram à região...
tracking img