Movimento escola nova

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Dentro do tema a aprendizagem por descoberta, temos um movimento bastante importante que têm como nome Movimento Escola Nova. A “escola nova”, “escola moderna” ou “escola progressiva”. Foi um movimento próprio do século XX, mas que se inspirou em pedagogos e filósofos do século XVIII e XIX como Rousseau (1712-1778), Pestalozzi (1746–1827), Froebel (1782–1852), Nietzsche (1844-1900),Tolstoi (1828-1910), William James (1842-1910), etc. Este movimento foi iniciado na Europa e nos Estados Unidos na transição dos séculos XIX para o XX. Na Europa, foi defendido, entre outros, por Edouard Claparède (1873-1940) e Maria Montessori (1870-1952). Nos Estados Unidos John Dewey (1859-1952) e William Kilpatrick (1871-1965) foram seus principais advogados, e mais concretamente em Portugal,por pedagogos como Adolfo Lima (1874-1943), Adolfo Coelho (1847-1919) e António da Costa ( 1824-1892).

Movimento Escola Nova
No século XVII as crianças eram vistas como se fossem adultos em miniatura. Eram vestidas como gente grande e copiavam os penteados extremamente complicados que os pais usavam, o que as deixava sem grande mobilidade.
A partir do século XVIII a roupa infantil começoua diferenciar-se da roupa dos adultos. Uma roupa leve, de mais mobilidade, mais alegre e amável. As pessoas mais cultas começam a optar por uma visão de infância que será sintetizada por Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). A infância é um momento de ingenuidade, virgindade do ser contra o bem e o mal, encanto e amabilidade. O facto da criança não ter “juízo” não é uma falha. A partir de Rousseau asidéias de infância são sistematizadas. A noção rousseauísta de infância – a criança passa por um período natural, no qual ainda não foi contaminada pelos prejuízos da cultura e da sociedade – estabelece- se como uma das principais visões a respeito da criança no mundo moderno. Isso fica claro na visão de vários “mentores” deste movimento.
Para Kilpatrick, um dos teóricos da “escola nova”, asociedade moderna muda rapidamente. Cada geração que nasce, encontra-se num mundo diferente. E o indivíduo precisa de estar cada vez mais preparado para lidar com os novos problemas que surgem nessa sociedade. Então, as escolas precisam também de se adaptar a essa nova realidade: precisam de formar um indivíduo que seja capaz de encontrar soluções para alguns problemas que, provavelmente, ainda nemexistem. A escola moderna tem que abordar a realidade e solucionar os problemas, na prática. Durante todo o processo educacional da “escola tradicional”, segundo os teóricos do movimento da “escola nova”, o que se aprendia não era uma pesquisa que levasse a novas descobertas, ou a solução de problemas. Tudo o que se aprendia servia para ser usado mais tarde. O aprendiz na infância era apenas umapreparação para o que se desempenharia futuramente.

Neste regime novo, o papel da escola é consideravelmente transformado: em vez de destruir, como o faz, as mais das vezes, tudo o que é infantil na criança, criando espécies de curtos-circuitos, que destroem fases necessárias – a sua função será, em vez disso, de prolongar a infância, ou ao menos explorar-lhe os caracteres próprios, aspotencialidades genéticas, a curiosidade nativa, a tendência a experimentar.
(CLAPARÈDE, 1973, p. 195-96).


Os 30 princípios da “Educação Nova”

ORGANIZAÇÃO GERAL

1. A Escola Nova é um laboratório de pedagogia prática que se propõe servir de sugestão às escolas oficiais. Baseia-se na psicologia da criança e nas condições da vida moderna.

2. A Escola Nova é um internato de atmosfera tãofamiliar quanto possível, só esse meio sendo capaz de realizar uma educação integral.

3. A Escola Nova está instalada no campo, meio natural mais são e mais rico do ponto de vista educativo; na proximidade da cidade, todavia, quando se trata de adolescentes, de maneira a facilitar a sua educação estética.

4. A Escola Nova agrupa os alunos em pavilhões, de 10 a 15 ao máximo, sob a direcção de...
tracking img