Movimento de rtação e translação da terra

567 palavras 3 páginas
 


   




Introdução Movimento de rotação da Terra Consequências do movimento de rotação Movimento aparente do Sol Movimento de translação da Terra Consequências do movimento de translação Afélio Periélio Imagem – movimentos simultâneos





Com este pequeno trabalho pretende-se descobrir como se formam os dias e as noites, as horas e as estações do ano. Pretende-se também falar dos equinócios e dos solstícios como consequências dos movimentos de translação e de rotação do nosso planeta Terra.

•A rotação consiste no movimento giratório da Terra em torno do seu eixo, uma linha imaginária que passa pelo centro da Terra e que atravessa a superfície desta nos chamados polos Norte e Sul.
•A Terra leva 24 horas (ou 23 h 56m 04s) a fazer este movimento que é ao contrário dos ponteiros do relógio.

É então com este movimento que se dá o dia e a noite.

Existem algumas consequências provenientes deste movimento:
  

- sucessão dos dias e das noites; - diferenças dos fusos horários; - desvios dos ventos e correntes marinhas para oeste.



O movimento aparente do Sol, de este para oeste, é também consequência do movimento de rotação da Terra, de oeste para este, assim como o movimento aparente das estrelas durante a noite e a variação da obliquidade (inclinação) dos raios solares ao longo do dia.

 



Movimento de translação - Movimento em torno do Sol. Este movimento é efetuado no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. O período de translação é cerca de 365 dias e 6 horas. Então de 4 em 4 anos o calendário tem mais um dia (ano bissexto).





As estações do ano são consequência do movimento de translação, associado ao facto da Terra girar inclinada em relação ao plano da sua órbita em torno do Sol. O eixo de rotação da Terra faz um ângulo de 23° e 27' com a linha perpendicular ao plano da órbita.

Como consequência do movimento de translação temos:  Os equinócios e os solstícios dividem o

Relacionados

  • curso de direito financeiro e tribut rio ricardo lobo torres
    151052 palavras | 605 páginas