Gerenciamento de riscos corporativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gerenciamento de Riscos Corporativos: Classificação, Definições e Exemplos
Antonio Marcos Duarte Júnior* Fernando Antonio Perrone Pinheiro** Manoel Rodrigues Jordão*** Norton Torres de Bastos****

1. Introdução
Para o efetivo gerenciamento de riscos decorrentes das atividades desenvolvidas nas várias unidades de negócios e serviços de um conglomerado financeiro, a alta direção deve ter umavisão consolidada de suas exposições operacionais. Para este fim, é necessária a criação de uma área para o gerenciamento de riscos corporativos. O desenvolvimento desta área requer, necessariamente, uma criteriosa definição do escopo do trabalho dos responsáveis pela sua implementação.

Diante das novas tendências na estruturação de áreas para o gerenciamento de riscos, estas definições devemcobrir, necessariamente, as seguintes quatro dimensões: 1) Risco de Mercado. 2) Risco de Crédito. 3) Risco Operacional. 4) Risco Legal.

*

Diretor para o gerenciamento dos riscos corporativos no Unibanco S.A., e professor da PUC-Rio e das Faculdades IBMEC. ** Superintendente para o gerenciamento dos riscos de mercado no Unibanco S.A. *** Superintendente para o gerenciamento dos riscosoperacionais no Unibanco S.A. **** Superintendente para o gerenciamento dos riscos de crédito no Unibanco S.A. 1

O nosso objetivo neste trabalho é o de apresentar o conjunto de definições que permitiram a estruturação da área de Global Risk Management do Unibanco S.A.

2. Risco de Mercado
O risco de mercado pode ser definido como uma medida numérica da incerteza relacionada aos retornos esperados deum investimento, em decorrência de variações em fatores como taxas de juros, taxas de câmbio, preços de ações e commodities.

As principais sub-áreas do risco de mercado são: 1) Risco de Taxas de Juros. 2) Risco de Taxas de Câmbio. 3) Risco de Commodities. 4) Risco de Ações. 5) Risco de Liquidez. 6) Risco de Derivativos. 7) Risco de Hedge. 8) Risco de Concentração (mercado).

2.1 Risco deTaxas de Juros

Este pode ser definido como o risco de perda no valor econômico de uma carteira decorrente dos efeitos de mudanças adversas das taxas de juros.

Três exemplos são dados por: 1) Eventual perda do valor de mercado de títulos públicos (BBCs, Brady bonds, etc.) ou privados (corporate eurobonds, etc.). 2) Encarecimento do custo de funding. 3) Queda da taxa de reinvestimento.

2 2.2 Risco de Taxas de Câmbio

Este pode ser definido como o risco de perdas devido a mudanças adversas nas taxas de câmbio.

Dois exemplos são dados por: 1) Variação nos preços de NTN-Ds, NBC-Es, NBC-Fs, de ativos internacionais negociados em moeda estrangeira, devido à apreciação/depreciação relativa de moedas. 2) Descasamentos em uma carteira indexada a alguma moeda estrangeira.

2.3 Riscode Commodities

Este pode ser definido como o risco de perdas devido a mudanças no valor de mercado de carteiras de commodities.

Exemplos são dados por: 1) Variação nos preços de carteiras constituídas por ouro, prata, platina, soja, café, boi gordo, cacau, etc.

2.4 Risco de Ações

Este pode ser definido como o risco de perdas devido a mudanças no valor de mercado de carteiras de ações.Exemplos são dados por: 1) Variação nos preços de carteiras constituídas por ações como Petrobás PN, Vale PN, Eletrobrás PNB, ADRs de Usiminas PN, etc.

3

2.5 Risco de Liquidez

Este pode ser definido como o risco de perdas devido à incapacidade de se desfazer rapidamente uma posição, ou obter “funding”, devido às condições de mercado.

Dois exemplos são dados por: 1) Carteiras deEurobonds brasileiros, ações de segunda e terceira linhas, alguns contratos futuros negociados na BM&F, etc. 2) Situações onde não é possível “rolar” dívidas nos mercados financeiros. 3) Ajustes de margem que venham a consumir a liquidez da instituição.

2.6 Risco de Derivativos

Este pode ser definido como o risco de perdas devido ao uso de derivativos (seja para especulação, seja para hedge)....
tracking img