Movimento civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Golpe de Estado
Golpe de Estado significa derrubar ilegalmente um governo constitucionalmente legítimo. Podem ser violentos ou não, e podem corresponder aos interesses da maioria ou de uma minoria,embora este tipo de ações normalmente só triunfam quando tem apoio popular.
O golpe de estado pode consistir simplesmente na aprovação por parte de um órgão de soberania de um diploma que revogue aconstituição e que confira todo o poder do estado em uma só pessoa ou organização, ou também um golpe militar, em que unidades das forças armadas ou de um exército popular conquistam alguns lugaresestratégicos do poder político para assim forçar a rendição do governo. Para ser considerado golpe de Estado, não necessariamente o governante que assumiu o poder pela força tem de ser militar.
O nome,golpe, é porque se caracteriza por uma ruptura institucional repentina, contrariando a normalidade da lei e da ordem e submetendo o controle do Estado a pessoas que não haviam sido legalmentedesignadas, seja através de eleição, hereditariedade ou outro processo de transição. 
Um Golpe de Estado costuma acontecer quando um grupo político renega as vias institucionais para chegar ao poder e apelapara métodos de coação, coerção, chantagem, pressão ou mesmo emprego direto da violência para desalojar um governo. No modelo mais comum de golpes (principalmente em países do Terceiro Mundo), asforças rebeladas (civis ou militares) cercam ou tomam de assalto a sede do governo (que pode ser um palácio presidencial ou real, o prédio dos ministérios ou o parlamento), às vezes expulsando, prendendoou até mesmo executando os membros do governo deposto.
Outros aspectos comuns que acompanham (antecedendo ou sucedendo) um Golpe de Estado são:

suspensão do Poder Legislativo, com fechamento docongresso ou parlamento;
prisão ou exílio de oposicionistas e membros do governo deposto;
intenso apoio de determinados setores da sociedade civil;
instauração de regime de exceção, com...
tracking img