Movimento artisistico sec XX

476 palavras 2 páginas
ULBRA – Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná
ARQUITETURA E URBANISMO

PRINCIPAIS MOVIMENTOS ARTISTICOS DO SÉC. XX (IMPRESSIONISMO E EXPRESSIONISMO)

ELTON LUIZ FONSECA DA SILVA

JI-PARANÁ 2014

ULBRA – Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná
ARQUITETURA E URBANISMO

PRINCIPAIS MOVIMENTOS ARTISTICOS DO SÉC. XX (IMPRESSIONISMO E EXPRESSIONISMO)

ELTON LUIZ FONSECA DA SILVA

Trabalho apresentado à disciplina História da Arte e Estética, ministrada Pelo professor Alexandre Wottrich, para Obtenção parcial de nota no curso de Arquitetura e Urbanismo, do
Centro Universitário Luterano de Ji-paraná-ULBRA

JI-PARANÁ 2014
INTRODUÇÃO

Durante o séc. XX surgiram várias obras de arte que hoje são contempladas como as mais belas de todos os tempos, expostas em museus muito famosos e algumas delas estimadas com valores impagáveis, ao decorrer deste trabalho será apresentado um pouco da história de como estas obras foram criadas, e como se chamavam os movimentos artísticos aos quais pertenciam os artistas que as pintaram.

O movimento impressionista surgiu no século XIX na França, seu nome deriva da obra impressão, nascer do sol, de um dos maiores pintores do impressionismo, Claud Monet. Os artistas impressionistas não se preocupavam mais com a nobreza ou com a realidade e sim com a impressão que ela passava. A maioria das telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse captar melhor as cores da natureza, utilizando pinceladas soltas para que a luz, as cores e os movimentos fossem representadas de uma forma perfeita. Algumas das principais características do impressionismo eram que as tonalidades diferenciadas dos objetos ao receber a luz do sol, as obras não continham contornos, usavam sombras coloridas e luminosas e nunca utilizavam o preto em suas obras e as cores utilizadas nas obras não eram obtidas através da mistura de pigmento de cores pois eles preferiam representar uma natureza morta.

Relacionados