Movimeno contra a Globalização

365 palavras 2 páginas
Estudo de caso.
Movimento contra a globalização.
1- Quais as vantagens da preservação das culturas locais em face do avanço da padronização cultural que resultou da globalização? Há alguma desvantagem?

Vantagens: Liberdade de ir e vir em um mundo sem fronteiras, um mundo unificado e sem guerras, comercio sem restrições, acesso universal a bens e serviços.
Desvantagens: Perda de identidades nacionais, transformação do mundo em uma gigantesca fábrica dominada por poucas corporações, principalmente americanas.

2- Até que ponto tem chances de êxito os movimentos que têm o objetivo de preservar as culturas locais e combater a globalização cultural? Que fatores favorecem as culturas locais? Que fatores favorecem a globalização cultural?

Até o momento em que houver a dominação da economia global. As escolas das Cidades Lentas passaram a enfrentar a ameaça do lixo da comida rápida por meio da educação alimentar. Estimular as economias locais, o movimento defende a criação de espaços públicos verdes, novas maneiras de descartar o lixo, diminuir as horas intermináveis de congestionamento, etc. Aumento de empregos e da economia global.

3- A estratégia de criar uma igreja para combater a globalização é eficaz? Pode ser mais eficaz do que o movimento das Cidades Lentas na Itália?

Sim. Sim, por que eles lutam contra o consumismo e já possuem milhares de seguidores.

4- Como consumidor, que fatores levam você a preferir a comida padronizada das lanchonetes? Que fatores o levam a permanecer com suas tradições? Faça uma síntese das opiniões dos colegas de seu grupo.
A comida rápida e padronizada, atendimento rápido, preços mais baixos. Atendimento diferenciado, poder de escolha maior.
5- Qual sua visão do futuro da cultura? Um mundo padronizado, consumindo hambúrguer e refrigerante, ou um mundo pluralista, feito de uma miríade de culturas locais? Ou uma combinação dos dois? Justifique suas respostas.
Devido ao grande avanço da globalização, acredito

Relacionados

  • Reforma do estado e politicas educacionais
    1500 palavras | 6 páginas
  • Etica e serviço social
    5203 palavras | 21 páginas
  • Historia Econónica E Social Sebenta
    7654 palavras | 31 páginas
  • Banco Mundial
    10236 palavras | 41 páginas