Bling Ring – O Espetáculo da Alienação

518 palavras 3 páginas
Bling Ring – O Espetáculo da Alienação
Podemos perceber ao assistir o filme “Bling Ring – A Gangue de Hollywood” que esse filme, baseado em fatos reais, retrata um tema bem atual e bem pertinente.
O filme se passa em Hollywood e têm como personagens principais 5 adolescentes ricos que moram na Califórnia e que só pensam em ser parecidos com seus “ídolos”. Esses “ídolos” são celebridades midiáticas, algumas delas moldadas para apenas fazer marketing e ser um “rostinho bonito” na mídia, nas quais esses adolescentes se espelham e fazem de tudo para conseguir ser um pouco disso. Seja pelo simples fato de estarem perto delas ou de, no caso do filme em que invadem suas casas, terem alguma coisa que esses “ídolos” usufruíram, tudo isso faz com que eles se sintam um pouco mais próximos a realidade deles.
Tudo isso não é nada mais, nada menos do que a mídia impõe hoje em dia, pelo fato de expor tanto algumas figuras públicas e as glamourizarem tanto, faz com que o público alienado veja aquilo como um modelo a ser seguido, e alguns dos mais alienados acabam fazendo de tudo para se tornarem o mais próximo possível a isso, como no caso das personagens do filme.
Conseguimos ver essa espetacularização na cena em que os adolescentes, Rebecca e Marc, invadem a casa de Paris Hilton pela primeira vez, é possível ver a mansão cheia de fotos dela por todos os cantos, será uma maneira dela não se esquecer quem ela mesma é ou é somente para ostentar tudo que possui marcando com a sua foto?
Esse tema também é abordado no texto ‘Sociedade do Espetáculo’, que fala sobre essa banalização, de como a mídia impõe certas coisas e a sociedade a abraça como sendo a única maneira certa para se agir, de como induz a sociedade a consumir mais e desse consumo certas coisas não são nada úteis, mas acabam sendo comprandas pelo simples fato de ver sua celebridade favorita no comercial ou algo do gênero.
Os adolescentes do filme fazem essas invasões à privacidade como uma maneira de combater o

Relacionados

  • Arquitetura
    104346 palavras | 418 páginas