Motricidade humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução à Motricidade Humana



O objectivo deste trabalho é fazer uma pequena reflexão sobre o ensino da Educação Física/ Educação Desportiva no contexto da sociedade portuguesa actual, bem como contextualizar este assunto nas opções educativas do Ministério da Educação.
O Neoliberalismo “ surgiu na década de 1970, através da Escola Monetarista do economista Milton Friedman, como soluçãopara a crise que atingiu a economia mundial em 1973, provocada pelo aumento excessivo no preço do petróleo. “( www.suapesquisa.com/.../neoliberalismo.htm-).Friedman e outros economistas americanos “ começaram a defender a ideia de que o governo já não podia mais manter os pesados investimentos que tinham realizado após a II Guerra Mundial, pois tinham défices públicos, balanças comerciaisnegativas e inflação galopante”.( www.culturabrasil.pro.br/neoliberalismoeglobalizaçao.htm ).
O Neoliberalismo pode ser definido como “ um conjunto de ideias políticas e económicas capitalistas que defende a não participação do Estado na economia” , ou seja, “é um modelo que define a economia moderna, a qual desta forma permite que alguns interesses privados controlem , com mão resoluta, a vidasocial, visando maximizar o seu lucro pessoal.”.Assim, há “ uma política de privatização de empresas estatais, abertura da economia à entrada de multinacionais, contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do Estado, a economia deve ser formada por empresas privadas, para defesa dos princípios económicos do capitalismo “ ((www.suapesquisa.com/.../neoliberalismo.htm- .Décadas depois dainstauração do regime neoliberal nos países da Europa Ocidental, “ o processo democrático encontra-se reduzido ao ritual eleitoral, a decretos-lei e a periódicas e verbais contestações de rua. O povo nada sabe e nada pode, delegando o seu saber e o seu poder nos governantes, nos deputados e na alta finança.” (Sérgio, Manuel, Textos Insólitos, pag 70/ 71 ).
Ora, este enquadramento político,segundo Manuel Sérgio, teve consequências sociais que naturalmente foram transpostas para o sistema educativo, e claro para o sistema desportivo …” o sistema educativo (e o sistema desportivo) é um subsistema do sistema social e assim, a escola (e o desporto) está condicionado pelo que ocorre na sociedade toda. Mas também a escola (e o desporto) pode ser factor de transformação social, ajudando aformar especialistas e técnicos, que sejam cidadãos livres e libertadores” (Sérgio, Manuel, Textos Insólitos, pag 71). Infelizmente por todo o mundo há, ainda hoje, em pleno século XXI milhões de crianças que, em vez de estarem na escola a estudar para que possam vir a abandonar o ciclo de pobreza de que as suas famílias sempre fizeram parte, estão no mercado do trabalho infantil, escravizante ecastrador. “ Os Objectivos de desenvolvimento do Milénio (ODM) , traçados pela Assembleia Geral das Nações Unidas , no ano 2000, pelos 189 Estados membros, apontam como meta, entre outras, atingir até 2015 “ garantir que todas as crianças possam completar um ciclo do ensino básico”, já que “ actualmente existem 115 milhões de crianças em idade escolar que não frequentam a escola. Trata-se na suamaioria de crianças pobres, cujos pais não receberam também qualquer tipo de educação formal” ( Manuel Sérgio, Textos Insólitos pag 74 citando A Página da Educação Janeiro 2006, pag 35).
“ O ser humano só se realiza quando o ter se orienta em direcção ao ser. Ter saúde é pouco, se nela não há significação e sentido…A relevância “ que o desporto assume na sociedade actual requer um maior investimentoda classe política e dos partidos, para o estudarem e compreenderem “. (Manuel Sérgio, Textos Insólitos pag 74 citando Gustavo Pires, Gestão do Desporto-Desenvolvimento Organizacional, apogesd, Porto, 2005, pag 182).
“A Ciência da Motricidade Humana de Manuel Sérgio – Nasceu na tese de doutoramento de Manuel Sérgio a Ciência da Motricidade Humana, coloca-se entre as Ciências do Homem rompendo...
tracking img