mototaxi bolado

407 palavras 2 páginas
Invisibilidade Social

O que é?
É um fenômeno social, que ocorre com indivíduos que são inertes aos olhos da sociedade em geral, ou seja pessoas que são vistas como se não fizessem diferença na sociedade, essas por possuírem trabalhos considerados sem importância, glamour, e salario inexpressivo ou até mesmo por serem moradores de rua.
Exemplos desses trabalhos são: Faxineiros, garis, porteiros, ascensores, lixeiros, etc...

Quando Surgiu o termo “Invisibilidade Social”
O Termo é tão atual quando a própria sociologia. Mas é bem mais antigo do que a mesma, pois desde os primeiros relatos históricos achados pelo homem, já eram citados escravos. O termo é atual pois a abordagem sociológica procura entender as causas e efeitos desse problema social, que tomou grande força com o avanço do capitalismo, o qual relaciona a valorização social com o capital.
Relevancia do tema socialmente:
Essa invisibilidade gera por parte de toda sociedade, além do inerência, o desprezo e até mesmo violência contra esses segmentos sociais, pois os mesmo muitas vezes não possuem voz ativa, nem quem os represente sócio-politicamente. Exemplo disso são diversos casos de agressões morais e até mesmo físicas contra essas pessoas, como foram diversos casos de cidadãos de classe media incendiando moradores de rua.
Abordagem de Forma Juridica:
Podemos encaixar esse tema no direito penal, pois em muitos casos de agressão, os agressores tiveram pena reduzida e obtiveram muitas regalias, como foi o caso da queima do índio pataxó em Brasilia a 17 anos atrás. Um indígena que foi alvo de 5 jovens de classe media, após ser queimado vivo, os jovens foram condenados a 14 anos de prisão em regime fechado, mas só cumpriram 8 anos e com diversas regalias. Além deste ocorre agressão verbal diariamente contra os diversos setores.
Abordagem de forma administrativa:
Há diversos programas sociais, que tentam suprir esses indivíduos de forma econômica, mas mesmo assim não alteram sua situação social.

Relacionados

  • terere
    159848 palavras | 640 páginas