Motorores cc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alunos: Juliano Menegalle – R.A.: 06.1359-6 R.A.: 06.1359Thiago Xavier – R.A.: 08.1105-9 R.A.: 08.1105-

Professor: Milton Luiz Grecchi

i. Tópicos

1. Introdução 2. Vantagens e desvantagens 3. Fatores que influenciam a seleção do motor CC 4. Selecionando um motor CC – exemplo de código construtivo 5. Aplicações 6. Bibliografia

1. Introdução
Atualmente, o desenvolvimento das técnicasde acionamentos de corrente alternada (CA) e a viabilidade econômica têm favorecido a substituição dos motores de corrente contínua (CC) pelos motores de indução acionados por inversores de freqüência. Apesar disso, devido às suas características e vantagens, que serão analisadas adiante, o motor CC ainda se mostra a melhor opção em inúmeras aplicações.

2. Vantagens e desvantagens
Dependendoda aplicação, os acionamentos em corrente contínua são geralmente os que apresentam os maiores benefícios, também em termos de confiabilidade, operação amigável e dinâmica de controle. Por outro lado, esse tipo de acionamento apresenta algumas desvantagens.

2. Vantagens e desvantagens
2.1. Vantagens

Operação em 4 quadrantes com custos relativamente mais baixos; Ciclo contínuo mesmo embaixas rotações; Alto torque na partida e em baixas rotações; Ampla variação de velocidade; Facilidade em controlar a velocidade; Os conversores CA/CC requerem menos espaço; Confiabilidade; Flexibilidade (vários tipos de excitação); Relativa simplicidade dos modernos conversores CA/CC.

2. Vantagens e desvantagens
2.2. Desvantagens

× Os motores de corrente contínua são maiores e mais caros queos motores de indução, para uma mesma potência; × Maior necessidade de manutenção (devido aos comutadores); × Arcos e faíscas devido à comutação de corrente por elemento mecânico (não pode ser aplicado em ambientes perigosos); × Tensão entre lâminas não pode exceder 20V, ou seja, não podem ser alimentados com tensão superior a 900V, enquanto que motores de corrente alternada podem ter milhares devolts aplicados aos seus terminais; × Necessidade de medidas especiais de partida, mesmo em máquinas pequenas.

3. Fatores que influenciam a seleção do motor CC
3.1. Grau de proteção 3.2. Tipos de refrigeração 3.3. Ciclo de carga 3.4. Classe de temperatura 3.5. Temperatura ambiente e altitude da instalação 3.6. Forma construtiva 3.7. Posição da caixa de ligações 3.8. Opcionais

3. Fatoresque influenciam a seleção do motor CC
3.1. Grau de proteção

As normas internacionais, tais como a DIN 40050, IEC 34-5 e VDE 0530/5, classificam os diferentes graus de proteção mecânica para os equipamentos elétricos. No Brasil, a norma vigente é a ABNT NBR 6146 (baseada na IEC 34-5), que além de classificar os graus de proteção, fornece os métodos de ensaio correspondentes.

O grau deproteção mecânica é identificado pelas letras “IP” seguidas de 2 algarismos característicos (Tabela 1), podendo ainda ser complementado por até duas letras adicionais.

3. Fatores que influenciam a seleção do motor CC
3.1. Grau de proteção

W: utilizada para condições atmosféricas específicas, segundo um acordo entre fabricante e usuário. Comumente utilizada para designar “máquinas a prova de tempo”,IPW 23, IPW 24 ou IPW 55. R: Utilizada especificamente para designar máquinas com ventilação através de dutos (IPR 23 ou IPR 44). Esta letra não está padronizada pela ABNT NBR 6146. S: indica que a máquina deve resistir ao ensaio de penetração de água em condições estáticas. M: Idem ao S, porém com a máquina em funcionamento.

3. Fatores que influenciam a seleção do motor CC
3.1. Grau deproteção

Tabela 1. Algarismos característicos de grau de proteção

3. Fatores que influenciam a seleção do motor CC
3.2. Tipos de refrigeração

O tipo de refrigeração do motor, em conjunto com o grau de proteção, é determinado pelas exigências do ambiente de instalação. A seleção adequada do motor garante uma operação confiável e segura.

A Tabela 2 ilustra os diferentes tipos de...
tracking img