Motores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS
GESTÃO TECNOLÓGICA – AUTOMAÇAO INDUSTRIAL
MÓDULO III -
MÁQUINAS ELETRICAS
PROF. JOSUÉ AQUINO

Dariel Andrade

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS
GESTÃO TECNOLÓGICA – AUTOMAÇAO INDUSTRIAL
MÓDULO III -
MÁQUINAS ELETRICAS
PROF. JOSUÉ AQUINO

1) Quais requisitos devem ser levados em consideração para a seleção de um acionamento elétrico?

Naseleção do motor, vários fatores são determinantes. A importância desses fatores depende da utilização a que o motor está sujeito e das possibilidades dos investimentos.
Abaixo inúmeros fatores que devem ser considerados no processo de seleção de um motor:
* Fonte de alimentação: Tipo, tensão, freqüência, simetria, equilíbrio etc.
* Condições ambientais: agressividade, periculosidade,altitude, temperatura etc.
* Exigências da carga e condições de serviço: potencia solicitada, rotação, esforços mecânicos, configuração física, ciclos de operação, confiabilidade etc.;
* Consumo e manutenção (varia com os interesses econômicos, perspectiva a curto ou longo prazo);
* Controlabilidade: posição, torque, velocidade, corrente de partida (de acordo com exigências da carga).2) Quais são as características básicas dos motores AC e DC?

Motores DC: são conhecidos por seu controle preciso de velocidade e por seu ajuste fino e são, portanto, largamente utilizados em aplicações que exigem tais características. Vale comentar que a utilização dos motores de corrente continua teve um grande incremento nos últimos anos, graças à eletrônica de potencia, Fonte estáticas decorrentes continua com tiristores confiáveis de baixo custo e manutenção simples, substituíram os grupos conversores rotativos. Com isso, motores de corrente continua passaram a constituir alternativa mais atrativa em uma serie de aplicações.

Motores AC: a grande maioria das aplicações tem sua configuração mais econômica com a utilização de motores de indução de gaiola. Estima-se que 90% emunidade dos motores fabricados sejam desse tipo.
Quando não há necessidade de ajuste e controle de velocidade e a potencia é inferior a cerca 500cv, sua utilização é amplamente dominante.
Pode-se dizer que outros tipos de motores são utilizados somente quando alguma peculiaridade determina tal opção.

3) Dê as principais características de um motor com rotor de gaiola?

O rotor gaiola deesquilo é mais robusto de todos. Não exige o uso de escovas nem de comutadores, o que evita muitos problemas relacionados a desgaste e manutenção.
A forma mais simples do motor com rotor gaiola de esquilo apresenta um conjugado de partida relativo fraco e o pico de corrente na partida alcança até dez vezes o valor da corrente nominal do motor.Esse aspectos podem ser melhorados parcialmente pelaconstrução do próprio rotor. Em especial, as barras que formam a gaiola influem nessas características. Motores de melhor desempenho são equipados com rotores gaiolos de barras altas, barras de cunha ou barras duplas.

4) O que é um motor com rotor bobinado?

O rotor bobinado tem um enrolamento composto pro três bobinas, semelhante ao estator do motor. Essas bobinas são ligadas normalmente emestrela, com os três terminais livres conectados a anéis deslizantes no eixo do rotor. Esses anéis permitem, por meios de escovas, a conexão de reostatos(resistores variáveis) no circuito das bobinas do rotor para manipular as características de partidas como por exemplo: melhorar o conjugado de partida e diminuir o pico de corrente na partida.
Alem de diferentes rotores, existem ainda váriostipos de enrolamentos nos estatores dos motores com finalidade de obter mais uma velocidade de regime para o mesmo motor.

5) Como é constituído um motor de indução?

Basicamente e constituído pelos seguintes elementos:
* Um circuito magnético estático: composto de chapas ferromagnéticas empilhadas e isoladas entre si, ao qual se dá o nome de estator, em que fica a carcaça que é a...
tracking img