Motores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instrutor :

Tema abordado :

Membros do Grupo :

DEFINIÇÃO
Um motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em mecânica. É o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da energia elétrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando – com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação àscargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos.

PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO
A maioria dos motores elétricos trabalha pela interação entre campos eletromagnéticos, mas existem motores baseados em outros fenômenos eletromecânicos, tais como forças eletrostáticas. O princípio fundamental em que os motores eletromagnéticos são baseados, é que há uma força mecânica em todo o fio que estáconduzindo corrente elétrica imersa em um campo magnético. Em um motor giratório, há um elemento girando, o rotor. O rotor gira porque os fios e o campo magnético são arranjados de modo que um torque seja desenvolvido sobre a linha central do rotor. A maioria de motores magnéticos são giratórios, mas existem também os tipos lineares. Em um motor giratório, a parte giratória (geralmente no interior) échamada de rotor, e a parte estacionária é chamada de estator. O motor é constituído de eletroímãs que são posicionados em ranhuras do material ferromagnético que constitui o corpo do rotor e enroladas e adequadamente dispostas em volta do material ferromagnético que constitui o estator.

Motores de corrente contínua:
Precisam de uma fonte de corrente contínua, por exemplo, um dispositivo que convertaa corrente alternada comum em continua. Podem funcionar com velocidades ajustáveis entre amplos limites e se prestam a controles de grande flexibilidade e precisão. Por isso seu uso é restrito a casos especiais em que estas exigências compensam o custo muito mais alto da instalação, ou no caso da alimentação usada ser continua, como no caso das pilhas em dispositivos eletrônicos.

A TAMPADIANTEIRA, é o local onde fica o rolamento traseiro que segura o eixo, esta tampa é vedada impedindo a entrada de Água no motor.

A TAMPA DEFLETORA tem a finalidade de direcionar o ar para frente do motor que é movimentado pelo ventilador.

O VENTILADOR que tem a função de agitar o ar em todas as direções, no caso ele somente movimenta o ar, a curva na tampa defletora que impulsiona o ar para a frentedo motor.

O ROTOR é a parte girante, montada sobre o eixo da máquina, construído de um material ferromagnético envolto em um enrolamento chamado de enrolamento da armadura e o anel comutador. Este enrolamento suporta uma alta corrente em comparação ao enrolamento de campo e é o circuito responsável por transportar a energia proveniente da fonte de energia.

A CAIXA DE LIGAÇÃO é o local ondeencontramos os terminais de ligação do motor.

O ANEL COMUTATOR é o responsável por realizar a inversão adequada do sentido das correntes que circulam no enrolamento de armadura, constituído de um anel de material condutor, segmentado por um material isolante de forma a fechar o circuito entre cada uma das bobinas do enrolamento de armadura e as escovas no momento adequado. O anel é montado junto aoeixo da máquina e gira junto com a mesma. O movimento de rotação do eixo produz a comutação entre os circuitos dos enrolamentos.

O ESTATOR é a parte estática da máquina, montada em volta do rotor, de forma que o mesmo possa girar internamente.Também é constituído de material ferromagnético, envolto em um enrolamento de baixa potência chamado de enrolamento de campo que tem a função apenas deproduzir um campo magnético fixo para interagir com o campo da, é possível encontrar enrolamentos de compensação que tem como função compensar o efeito desmagnetizante da reação de armadura e enrolamentos de comutação, tem como função diminuir o faiscamento no anel comutador.

Corrente Contínua Uma corrente é considerada contínua quando não altera seu sentido, ou seja, é sempre positiva ou sempre...
tracking img