Motores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MOTOR TRIFÁSICO DE INDUÇÃO !!
1- Motor de indução trifásico é uma maquina elétrica de corrente alternada,com o circuito elétrico ( a parte estatorica) formado por três bobinas de fase afastadas e ligado a um sistema de alimentação trifásico,e com o circuito eletrico da outra parte (a parte rotória) formado por uma bobina polifásica com condutores curto – circuitados,e mais utilizadas noacionamentos de cargas mecânicas.
ESTATOR:é composto de chapas finas de aço magnético tratadas termicamente ou de aço silício para reduzir ao mínimo as perdas por correntes parasitas e histerese.Estas chapas tem o formato de um anel com ranhuras internas (vista frontal) de tal maneira que possam ser alojados enrolamentos,os quais por sua vez,quando em operação,deverão criar um campo magnético noestator.
ROTOR:composto de chapas finas de aço magnético tratadas termicamente,com o formato também de anel (vista frontal) e com os enrolamentos alojados longitudinalmente.

2-Motor de indução trifásico com rotor em curto – circuito ,Motor de indução trifásico com o rotor bobinado .

MOTOR DE INDUÇÃO TRIFASICO COM ROTOR EM CURTO – CIRCUITO :é um motor de indução com maior utilização devido asua simplicidade e robustez.O circuito elétrico rotórico e formado por uma gaiola de material condutor(alumínio ou cobre).

MOTOR DE INDUÇÃO TRIFASICO COM ROTOR BOBINADO :Neste tipo de motor de indução o circuito rotorico e formado por um enrolamento trifásico construídos com condutores (de cobre) isolados e dispostos na ranhuras .OS condutores do enrolamento rotótico estão dispostos embobinas que formam um enrolamento trifásico ligado em estrela.Os terminais livres do enrolamento encontram-se ligados a um coletor de anéis que contacta com a parte estatórica através de um conjunto de escovas de carvão grafítico.

3-O circuito elétrico estatórico é alimentado por um sistema de tensões trifásicos,que provocam a circulação de corrente elétrica nos condutores da bobina das fases quealimentam o enrolamento ;da passagem das correntes elétricas nas espiras da bobina de fases do enrolamento resulta um campo girante de força magneto motriz ,que roda no espaço do entreferro.

4-Porque chapas ferromagnéticas, isoladas entre si, sobre o qual são colocadas barras de alumínio (condutores), dispostos
paralelamente entre si e unidas nas suas extremidades por
dois anéiscondutores, também em alumínio, em que se da o curto -circuito dos condutores.

5- Considere inicialmente que o rotor esteja rodando à velocidade síncrona (ws). Por alguma razão histórica a velocidade dos motores de indução é dada em rotações por minuto (rpm). Como:

A transformação da velocidade de radianos por segundo (rad/s) para rpm é direta. Vai-se usar “n” para indicar a velocidade do rotor.Então, neste caso particular:
n = ns
Onde “ns” é a velocidade síncrona, ou seja, a velocidade de rotação do campo magnético girante em rotações por minuto (rpm). Para uma máquina de “p” pólos, tem-se:

6-E a diferença de velocidade entre o campo girante(Ns)e o rotor (N).
EXEMPLO:
Para que haja indução de corrente nas bobina do núcleo do rotor, o mesmo não pode girar a mesma velocidade síncronado campo girante. Se isto ocorresse não haveria movimento relativo entre campo e o rotor, por conseguinte, não haveria indução de corrente. A diferença de velocidade entre o campo girante (Ns) e o rotor (N) é chamada de escorregamento.
O escorregamento é diretamente proporcional à carga no eixo do motor. Para carga nominal o escorregamento é maior do que para carga zero, onde a velocidade dorotor é muito próxima da síncrona. Isto permite a avaliação da condição de carga no do motor pela determinação da velocidade do eixo .
7- A velocidade de um motor de indução e determinada pela frequencia da corrente de alimentação do motor e pelo numero de pares de polos do estator.

N= f/p.60

N-velocidade do campo girante(RPM)
F-frequência da corrente (Hz)
números de pares de polos....
tracking img