Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modern Times (Tempos Modernos) um filme do ano de 1936 do cineasta Charles Chaplin, traz uma sátira que retrata como era a rotina no trabalhado logo após a Revolução Industrial desde o Presidente daempresa até o mais simples funcionário.
Chaplin representava um trabalhador da linha de produção de uma indústria e mostra os inúmeros abusos que os donos das fabricas tinham com seus funcionários,como cargas horárias longas, trabalho repetitivo, falta de rodízios e intervalos. O Presidente da Indústria não se importava com o funcionário, o importante era que a sua fábrica produzisse cada vezmais. Tem uma passagem do filme que mostra um exemplo desses abusos, é quando um homem apresenta ao Presidente da Indústria uma máquina automática que alimentava o funcionário sem que ele precisasseparar de trabalhar, mostrando o descaso dos donos das indústrias com seus empregados.
Com a Revolução Industrial o emprego ficou escasso, pois a máquina substitui o homem em muitas funções, então àsociedade era obrigada a trabalhar nas fábricas para garantir o seu sustento, com isso se sujeitavam a exercer qualquer trabalho, mas o descontentamento da grande massa com os abusos e condições detrabalho nas indústrias desencadeou greve geral, com isso restando poucos empregos na cidade. Outra passagem muito interessante do filme é quando Chaplin estava trabalhando na fábrica, apertando parafusos,mas de tanto executar o mesmo movimento, por muito tempo, cada vez mais rápido e praticamente sem intervalos, consequentemente levou-o a loucura ficando com completo descontrole de toda a situação,com isso acabou sendo preso. No começo logo viu que lá não era um lugar tão ruim, em um golpe de sorte acabou com uma tentativa de fuga, desta forma conquistou algumas regalias. Após um tempo, foi soltoe já em liberdade se deparou com o fato de que estava desempregado e as fábricas em greve, com certeza passaria por necessidades, então começou a fazer de tudo para voltar para a prisão, pois lá...
tracking img