Motores DC

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Motores DC

Princípio básico de funcionamento de um motor DC!
O funcionamento de um motor DC está fundamentado nos princípios de atração e repulsão dos polos magnéticos, fluxo magnético e indução detensão elétrica. A indução de tensão elétrica sobre um condutor (a espira neste caso) gera um campo eletromagnético ao seu redor.A direção rotacional do eixo é definida pela direção do fluxomagnético.
Motor CC e Motor DC, são a mesma coisa!
CC é em português, significa corrente contínua
DC é em inglês, significa direct current (corrente continua).
Os motores DC são classificados em váriascategorias, de acordo com a forma de produção do campo magnético e conforme o projeto e construção da armadura.
São classificados como Motores de Fluxo Magnético Variável e Motores de Fluxo MagnéticoConstante.
Motores de corrente contínua (DC),são motores de custo elevado,que precisa de uma fonte de corrente contínua,ou de um dispositivo que converta a corrente alternada comum,em contínuo.
O motor CCé composto de duas estruturas magnéticas:
· Estator (enrolamento de campo ou ímã permanente).
· Rotor (enrolamento de armadura).
O estator é composto de uma estrutura ferromagnética com pólos salientesaos quais são enroladas as bobinas que formam o campo, ou de um ímã permanente.
O rotor é um eletroímã constituído de um núcleo de ferro com enrolamentos em sua superfície que são alimentados por umsistema mecânico de comutação
O motor CC é constituído por circuito indutor,circuito induzido e circuito magnético.A parte fixa do motor chama – se estator,e a parte movél chama –se rotor,no motor CCo circuito indutor está no estator,e o circuito induzido no rotor.
O motor CC se mostra a melhor opção em inúmeras aplicação tais como:Máquina de papel,Máquina deImpressaõ,Prensas,Elevadores,Indústria de borracha e entre outros.
As máquinas de corrente contínua,podem ser utilizadas tanto como motor,quanto como gerador.Em 1886 foi considerado o ano do nascimento da máquina elétrica,pois foi...