Motor eletrico universal

Páginas: 4 (775 palavras) Publicado: 7 de março de 2013
A UU AL A L

11

11

A

Arruelas
U

m motorista estava inconformado. Já era a terceira vez que, em menos de um ano, caía o escapamento de seu carro. Por isso, foi consultar um amigo,mecânico de automóveis. Depois de um exame descobriu-se a causa do problema. O mecânico que colocou o escapamento, cometeu um erro: o de fixar o escapamento com parafuso sem o uso do conjunto de arruelas.Ora, sem arruelas o aperto do parafuso ia afrouxando com o tempo e por este motivo o escapamento caía. Você viu, nesse caso, a importância da arruela. É por isso que a arruela será o assunto a serestudado nesta aula. Vamos lá? A maioria dos conjuntos mecânicos apresenta elementos de fixação. Onde quer que se usem esses elementos, seja em máquinas ou em veículos automotivos, existe o perigo de seproduzir, em virtude das vibrações, um afrouxamento imprevisto no aperto do parafuso. Para evitar esse inconveniente utilizamos um elemento de máquina chamado arruela arruela.

Introdução

Asarruelas têm a função de distribuir igualmente a força de aperto entre a porca, o parafuso e as partes montadas. Em algumas situações, também funcionam como elementos de trava. Os materiais mais utilizadosna fabricação das arruelas são aço-carbono, cobre e latão.

A U L A

Tipos de arruela
Existem vários tipos de arruela: lisa, de pressão, dentada, serrilhada, ondulada, de travamento com orelhae arruela para perfilados. Para cada tipo de trabalho, existe um tipo ideal de arruela.

11

Arruela lisa Além de distribuir igualmente o aperto, a arruela lisa tem, também, a função de melhoraros aspectos do conjunto. A arruela lisa por não ter elemento de trava, é utilizada em órgãos de máquinas que sofrem pequenas vibrações

Arruela de pressão A arruela de pressão é utilizada na montagemde conjuntos mecânicos, submetidos a grandes esforços e grandes vibrações. A arruela de pressão funciona, também, como elemento de trava, evitando o afrouxamento do parafuso e da porca. É, ainda,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motor Universal
  • motor universal
  • Motor universal
  • MOTOR UNIVERSAL
  • MOTORES UNIVERSAL
  • motor universal
  • Motor universal
  • motores universais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!