Motor cc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


O ano de 1886 pode ser considerado, como o ano de nascimento da maquina elétrica, pois foi nesta data que o cientista alemão Werner Von Siemens inventou o primeiro gerador de corrente continua auto-induzido.
O fenômeno da eletricidade estática já havia sido observado antes pelo grego Tales, em 641 a.C., ele verificou que ao atrair uma peça de âmbar com pano, estaadquiria a propriedade de atrair corpos leves, como pêlos, penas, cinzas, etc.
A primeira máquina eletrostática foi construída em 1663, pelo alemão Otto Von Guericke, e aperfeiçoada em 1775 pelo suíço Martim Planta.
A inversão da polaridade foi demonstrada pelo mecânico parisiense H. Pixii ao construir um gerador com um imã em forma de ferradura que girava diante de duas bobinas fixas com umnúcleo de ferro. A corrente alternada era transformada em corrente pulsante através de um comutador.
Grande sucesso obteve o motor elétrico desenvolvido pelo arquiteto e professor de física Moritz Hermann Von Jacobi – que, em 1838, aplicou-o a um bote. Alimentados por células de baterias, o bote transportou 14 passageiros e navegou em uma velocidade de 4,8, quilômetros por hora.
Em1879, a firma Siemens & Halske apresentou, na feira industrial de Berlim, a primeira locomotiva elétrica, com uma potencia de 2kW.


Motor de corrente continua


Os motores de corrente continua são essencialmente idênticos aos geradores de corrente continua que têm o mesmo tipo de excitação. A diferença está no uso a que se destinam. Quando uma maquina esta sendo usada paratransformar energia elétrica em energia mecânica, ela é chamada de motor; quando a mesma maquina esta sendo usada para transformar energia mecânica em energia elétrica é chamada de gerador. Alem disso, em diversas aplicações praticas, maquinas de corrente continua funcionam alternadamente como motores e geradores.
O motor de corrente continua é composto de duas estruturas magnéticas: estator(enrolamento de campo ou imã permanente) e rotor (enrolamento de armadura).
O estator é composto de uma estrutura ferromagnética com pólos salientes ais quais são enroladas as bobinas que formam o campo, ou de um imã permanente.
Estator e formado por:
Carcaça: é a estrutura suporte do conjunto, também tem a finalidade de conduzir o fluxo magnético.
Pólos de excitação: têm afinalidade de gerar o fluxo magnético. São constituídos de condutores enrolados sobre núcleos de chapas de aço laminadas cujas extremidades possuem um formato que se ajusta a armadura e são chamadas de sapatas polares.
Pólos de comutação: são colocados na região interpolar e são percorridos pela corrente de armadura. Sua finalidade PE compensar o efeito da reação da armadura na região de comutação,evitando o deslocamento da linha neutra em carga, reduzindo a possibilidade de centelhamento.
Enrolamento de compensação: é um enrolamento distribuído na periferia da sapata polar e percorrido pela corrente de armadura. Sua finalidade PE também compensar a reação da armadura, mas agora em toda periferia do rotor, e não somente na região transversal. Evita o aparecimento de faíscasprovocadas por uma diferença de potencial entre espirar devido a distribuição não uniforme da indução no etreferro.
Conjunto porta escovas e escovas: o porta escovas permite alojar as escovas e está montado de tal modo que possa ser girado para o ajuste da zona neutra. As escovas são compostas de material condutor e deslizam sobre o comutador quando este gira, pressionadas por uma mola,proporcionando a ligação elétrica entre a armadura e o exterior.
O rotor é formado por:
Rotor com enrolamento: centrado no interior da carcaça, é constituído por um pacote de chapas de aço silício laminadas, com ranhuras axiais na periferia para acomodar o enrolamento da armadura. Este enrolamento esta em contato elétrico com as laminas do comutador.
Comutador: é o conversor mecânico que...
tracking img