MOTIVOS QUE LEVAM PESSOAS AO SUÍCIDIO NA REGIÃO CANTUQUIRIGUAÇU

971 palavras 4 páginas
MOTIVOS QUE LEVAM PESSOAS AO SUÍCIDIO NA REGIÃO CANTUQUIRIGUAÇU

RESUMO

Este trabalho tem por finalidade discutir sobre os altos níveis de suicídio na região da Cantuquiriguaçu localizada no centro-sul do Paraná e quais motivos podem levar a um comportamento suicida. Para a discussão foram analisados vários trabalhos de diversos autores e comparados com fatores ligados à região. Observando os dados disponíveis em literatura, conclui-se que grande parte dos homicídios estão associados a fatores como o desemprego, pobreza e desentendimentos familiares.

PALAVRAS CHAVE: 1) Suicídio, 2) Cantuquiriguaçu, 3) Problemas econômicos.

INTRODUÇÃO

O suicídio é a morte por lesão autoprovocada é um ato voluntário contra a vida, refere-se à morte e pode estar associado ás dificuldades do ser humano, caracteriza-se pela morte decidida e programada (SHNEIDMAN et al. 1969). Para Schmitt (2001) o suicídio retrata uma situação na qual o sujeito decide acabar com a própria vida, tentando assim, livrar-se de uma situação de dor psíquica insuportável. Segundo Hasketh e Castro (1978) o suicídio é mais comum entre os homens com idades entre 25 e 35 anos, e as tentativas de suicídio são mais usuais em mulheres com idade entre 18 e 30 anos.
Hasketh e Castro (1978) destacam a tese de que o suicídio é um ato de caráter mais final para o homem que busca no suicídio a solução para os problemas morais, já a mulher busca no suicídio á solução para seus problemas afetivos. Cassorla e Smeke (1994) observaram a relação do comportamento suicida com situações de sofrimento.
Segundo dados da (OMS), as taxas de homicídio aumentam quando o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) diminui. A maior parte dos suicídios 38 por cento dos suicídios global, 18 por cento ocorre em países com baixos níveis de desenvolvimento humano.
O território da Cantuquiriguaçu localizada no Centro-Sul do Paraná apresenta um baixo (IDH) em relação ao Paraná e o crescente número de

Relacionados

  • Qualidade de vida nas políticas públicas
    31075 palavras | 125 páginas