MOTIVAÇÃO NO TRABALHO: UMA ABORDAGEM TÉORICA SOBRE A TEORIA DE HERZBERG.

5318 palavras 22 páginas
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO: UMA ABORDAGEM TÉORICA SOBRE A TEORIA DE HERZBERG.

Danielle da Silva Pereira
Assistente em Administração
Universidade Federal do Oeste do Pará
Curso MBA - Administração Pública e Gerência de Cidades - UNINTER
E-mail:danifisiostm@hotmail.com

RESUMO
O presente artigo consta de uma breve revisão sobre o tema motivação no trabalho, destinada a contribuir para a compreensão dos efeitos gerados pela organização nas pessoas, ou seja, entender o que faz as pessoas agirem ou se comportarem de determinada maneira no ambiente organizacional tomando como modelo de análise a teoria de Herzberg. Essa teoria procura explicar quais os fatores que se acham relacionados com atitudes que influem na produção, bem como, situações que determinam satisfação no trabalho. Dessa forma, pode-se fazer um paralelo entre as expectativas profissionais e pessoais, e os objetivos institucionais e os individuais. A compreensão desse fenômeno permite com que as organizações cheguem a determinações mais efetivas e acertadas em suas decisões, no sentido de que as mesmas sejam tomadas com melhor conhecimento de seus recursos e de seu eficaz aproveitamento, com previsão de seus resultados.
Palavras-chave: Motivação no trabalho. Teoria de Herzberg. Comportamento Organizacional.

Introdução
Toda organização é composta de seres humanos, principal fator de qualquer resultado esperado (BERGAMINI, 1986). As organizações e as pessoas nelas inseridas compreendem um sistema social imensamente complexo, já que o comportamento humano é bastante imprevisível (DAVIS; NEWSTROM, 2004). Esse fato advém de que o comportamento humano nasce das necessidades humanas, bem como dos valores que cada um agrega aos diversos segmentos da vida.
Se as organizações são constituídas de pessoas, então dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões. Por outro lado, para as pessoas, as organizações constituem o meio pelo qual elas podem alcançar vários objetivos pessoais,

Relacionados