Mosaico fluido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
3. Membrana plasmática
Confecção: PIBID ou de modo INTERATIVO (em prática).
Prática: Pode ser feita de diferentes formas, utilizando isopor.
Material: Folha plana de isopor (fina)Bolinhas (pequenas)
Canudinhos ou palito
Macinha ou biscuit (para fazer as proteínas de membrana)


Embasamento teórico para a prática: A membrana plasmática é visível apenasao microscópio eletrônico onde percebe uma estrutura trilamelar, com duas lamelas escuras e outra mais clara no centro. Conhecida como unidade da membrana, essa estrutura trilamelar é quimicamenteconstituída por fosfolípides e proteínas, podendo ainda apresentar colesterol e polissacarídeos. Vários cientistas propuseram modelos que descrevem a disposição dessas substâncias na membrana. Omais moderno e atual é o modelo de mosaico fluido, segundo o qual a membrana seria formada por uma camada dupla de fosfolipídeos, com as cabeças hidrofílicas para foram, em contato com a água, e ascaudas hidrofóbicas para dentro, “fugindo” da água.
A camada dupla de fosfolipídeos é fluida, permitindo a movimentação das moléculas ao longo do plano da membrana. As proteínas formam micelasglobulares e ficam inseridas nessa matriz liídica, podendo atravessar total ou parcialmente as camadas de fosfolípides. Essas micelas protéicas não são fixas: podem deslocar-se pelo plano damembrana. Sobre elas, existem moléculas de polissacarídeos que constituiem o glicocálix, que envolve as células animais, protegendo-as contra agressões físicas e químicas do ambiente externo. Acredita-setambém que o glicocálix funcione como uma malha de retenção de nutrientes e enzimas ao redor da célula.

Utilizando o embasamento teórico, os alunos poderiam confeccionar membranas, orientados doque significa cada parte de sua constituição.
Essa aula poderia ser praticada juntamente com a prática interativa de confecção de células, em grupo. Cada grupo ao final poderia explicar...
tracking img