Morte e Vida Severina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
MORTE E VIDA SEVERINA
Morte e Vida Severina é um livro do escritor brasileiro João Cabral de Melo Neto, escrito entre 1954 e 1955 e publicado em 1955. O nome do livro é uma alusão ao sofrimentoenfrentado pela personagem. O livro apresenta um poema dramático, que relata a dura trajetória de um migrante nordestino (retirante) em busca de uma vida mais fácil e favorável no litoral.
A primeirarepresentação de Morte e Vida Severina se deu com um grupo de teatro do Pará em 1957. A peça foi ensaiada e montada pela primeira vez em Belém pelo grupo Norte Teatro Escola e depois foi levada para o IFestival Nacional de Teatro de Estudantes, em Recife (1957), sendo promovido por Paschoal Carlos Magno. A montagem foi premiada, tendo o ator Carlos Miranda, intérprete de Severino, obtido o primeiroprêmio como revelação de ator.
O espaço possui um movimento de deslocamento: o retirante faz a travessia do Agreste para a Caatinga, da Zona da Mata para o Recife, ou seja, sai da serra, maisespecificamente da Serra da Costela, e vai para o litoral, para Recife. Durante esse deslocamento que ele faz, em busca da vida, depara-se com tantas mortes e miséria, que pensa em se atirar no rio eapressar a própria morte. A história é narrada em primeira pessoa, pelo personagem Severino e é composta de monólogos e diálogos com outros personagens.
O poema é narrativo com seu gênero predominantementelírico, mas com presença dramática. Consiste em duas partes: antes de chegar a Recife e depois. Antes de chegar chamamos de caminho ou fuga da morte; e depois em o presépio ou encontro da vida. Opoema é feito em redondilha maior (sete sílabas métricas).
Em 1965, Roberto Freire, diretor do teatro TUCA da PUC de São Paulo pediu ao então muito jovem Chico Buarque que musicasse a obra. Desde entãosua presença no teatro brasileiro tem sido constante, tendo a peça se tornado um sucesso, inclusive recebendo premiação num festival universitário de Nancy na França.
A obra foi parcialmente...