Mortalidade e sobrevivencia das empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA POR RESULTADOS: SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O INCREMENTO DOS RESULTADOS ORGANIZACIONAIS

Caio Cezar da Escóssia Rosado Filho*
Mayron Ediel Brito de Oliveira*
Raphaela Cristina Andrade de Araújo*
Rodrigo Albano Dantas*
Welson Alyson Lopes*
Edna Michelle Borges Medeiros¹
Resumo
Este artigo tem por objetivo conceituar Remuneração Estratégica e por Competência,exemplificar empresas que se utilizam desses métodos e avaliar a participação dos colaboradores nas empresas que adotam tais métodos para o desempenho funcional.

Palavras-chave: Remuneração, participação, desempenho.


Introdução
As transformações que estão acontecendo diariamente no mundo dos negócios, a globalização e a competitividade, estão fazendo com que as organizações cada vez mais sehorizontalizem de suas estruturas e substituam gestão por hierarquia, como forma de manter a competitividade.
Com todas as mutações, a gestão de recursos humanos adquire um papel importante, e as organizações que quiserem enfrentar este novo desafio, precisam resgatar o papel estratégico de tais funções.
Autores como Legge (1995 apud GUIMARÃES, 2001, p. 1.), Dutra (1996 apud GUIMARÃES, 2001, p. 1.) eFlannery (1997 apud GUIMARÃES, 2001, p. 1.) contextualizam o estado de mudança nas organizações e a necessidade da administração de recursos humanos acompanharem este processo.
A mudança das políticas de RH buscam resultados efetivos, onde o capital humano da organização é o diferencial que gera vantagem competitiva.
A participação nos lucros e resultados de uma empresa é de fundamentalimportância para o atingimento de metas, despertando assim a curiosidade no sentido de verificar até que ponto esse tipo de remuneração tem influência no desempenho de seus colaboradores.
Este estudo foi construído através de pesquisas bibliográficas e via internet e para validação dos aspectos teóricos, o presente artigo baseou-se em entrevista realizada com um gestor de empresa, denominada “EmpresaXPTO”, que demonstrou o histórico do processo de participação de resultados.
Conceito de Remuneração Estratégica
A partir da década de 80 as características do trabalho mudaram radicalmente, desse modo às empresas buscaram adequar seus sistemas tradicionais de Remuneração ao novo conceito de Remuneração Estratégica, onde a remuneração passa a visar o indivíduo e não mais o cargo. Portanto,define-se como Remuneração estratégica, um “mix” de todas as ferramentas que existem atualmente, ou seja, a própria remuneração, a por resultados, por competência, participação e outras diversas formas de se remunerar.
Conclui-se então que, a Remuneração estratégica é um diferencial competitivo e uma ferramenta para a atração e retenção dos talentos.
Conceito de Remuneração por Resultados
O sistemade Remuneração por Resultados é uma forma de recompensar os colaboradores de uma organização.
No ano de 2000 foi promulgada a Lei 10.101 regulamentando a participação dos colaboradores nos lucros e resultados das empresas no Brasil. Porém, os administradores de cada empresa devem fazer uma analise detalhada de toda sua estrutura patrimonial, organizacional, econômica e financeira, antes de tomarqualquer decisão referente ao quanto será destinado para a PPR.
No Brasil, segundo Corrêa (1999 apud GUIMARÃES, 2001, p. 3) adotam-se os seguintes modelos de acordos de participação nos lucros e resultados:
Participação nos lucros – o pagamento é relacionado direto ou indiretamente ao lucro da empresa;
Participação nos resultados – o pagamento é relacionado a uma ou mais metas de desempenho;Participação nos lucros ou resultados – o pagamento é relacionado aos lucros e/ou resultados ao valor da participação;
Participação independente – o pagamento é relacionado a participação nos lucros, mesmo não tendo influência nos lucros, nem ao alcance de metas;
As vantagens da remuneração por resultados (Pay-for-Performance) podem ser:

Quadro 1 - Vantagens da remuneração por resultados...
tracking img