Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Processos Gerenciais

Trabalho de Processos Gerenciais apresentado à Universidade Anhanguera - UNIDERP como exigência parcial para obtenção em Tecnólogos, com habilitação em Gestão, sob a orientação da Tutora Prof. Lincon Lopes.

Amanda Ramos RA 374931
Lidiane Matias RA 363460
Márcio Gonçalves RA 363465Maurício de S. Gil RA 401231
Sami Carron RA 396787

POLO COTIA
2012

SUMÁRIO

1. Introdução..................................................................................................2

2. O que é Planejamento.................................................................................3

2.1 PlanejamentoEstratégico...........................................................................3

2.2 Planejamento Tático....................................................................................4

2.3 Planejamento Operacional..........................................................................4

3. Paulo Barreto X Roberto Shinyashiki...........................................................5

4.Considerações Finais......................................................................................6

5. Referencias Bibliográficas.............................................................................7

Processo Administrativo
Segundo Idalberto Chiavenato planejamento significa visão de futuro, ou seja, planejamento é a função administrativa que determinamantecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor forma possível. O importante papel do planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa que antecipa a relação aos eventos futuros. É elaborado de meios diferentes nos diversos níveis organizacionais, diante de vários processos existem três níveisde planejamentos.
O planejamento estratégico é o pensamento que envolve e abrange toda organização como um sistema único e aberto. Suas principais características são efeitos e conseqüências que se estendem por vários anos, ou seja, é projetado para longo prazo. Corresponde ao plano maior ao quais todos os planos estão subordinados, é voltado para eficácia da organização que sãoalcançar seus objetivos globais e apresentar resultados, é também considerado como excelência organizacional.
Planejamento tático é o planejamento elaborado em apenas cada departamento no nível intermediário da organização, cada unidade deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Suas principais funções são em geral corresponder ao exercícioanual ou fiscal da empresa, é considerado para médio prazo, isto é apenas 12 meses. É voltado para a coordenação e integração e diz respeito ás atividades internas da organização. Envolve cada um dos departamentos abrangendo seus recursos específicos e preocupa-se em atingir todos objetivos departamentais.
Planejamento operacional seria o planejamento que se refere a cada tarefaou atividade em particular. Suas principais características são que tudo é projetado para curto prazo para o imediato lida com o cotidiano e com a rotina diária, semanal ou até mesmo mensal. Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente preocupando-se sempre com o alcance de metas específicas. È voltado para a eficiência, na execução das tarefas ou atividades, ou seja, fazer sempre o bemfeito e corretamente para que isso seja uma chamada excelência operacional. No entanto os requisitos básicos do planejamento no processo administrativo são definidos no nível institucional da empresa que exigem a participação integrada dos demais níveis empresariais tanto do nível intermediário por meios dos planos táticos e do nível operacional por intermédio dos planos operacionais....
tracking img