Mormam

5546 palavras 23 páginas
[pic]
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Departamento de Cultura Religiosa

Disciplina: Humanismo e Cultura Religiosa

Professor: João Manuel Prates Picoli

[pic]

Porto Alegre, 15 de outubro de 2010.

Alunas: Julyane Cardozo de Souza, Maria Tereza Silva de Lima e Sabrina Goulart Souza

Introdução

Este trabalho tem como objetivo apresentar e conhecer a religião Mórmon, chamada por Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, presente em mais de cinqüenta países no mundo. Devido à limitação de tamanho que temos para a apresentação de sua estrutura, vamos nos deter, como base histórica, na história dessa igreja no Brasil.

Nosso objetivo é desvelar fenômenos de caráter prático positivo e negativo, porém sabemos que o exercício da liberdade religiosa é uma fórmula visível de cobrança de dignidade do homem e também direito único da pessoa em questão.

Para começarmos nossa compreensão, é preciso entendermos que esta religião se deu a partir do livro de Mórmon, mas existem várias teorias quanto à verdadeira origem do mesmo. A maioria dos seguidores dessa igreja lêem o livro como uma obra inspirada das escrituras. A teoria mais comum aceita pelos adeptos é a que envolve totalmente a participação de Joseph Smith, considerado o fundador dessa religião. Na interpretação de acordo com o relato do próprio livro de Mórmon, acredita-se que ele traduziu o trabalho de um antigo conjunto de placas douradas inscritas por muitos profetas antigos, através do espírito de profecia e revelação. Mórmon seria um profeta historiador que teve a incumbência de resumí-las. Por isso, o livro tem seu nome até hoje.

Segundo o livro, Joseph Smith Jr. afirmou que em setembro de 1823, um anjo que se identificava como Moroni (filho de Mórmon) lhe apareceu para dizer que havia um livro enterrado dentro de uma caixa de pedra, na colina de Cumorah, cerca de seis quilômetros de Palmyra, Nova Iorque, o qual

Relacionados

  • Direito Marítimo
    22724 palavras | 91 páginas
  • COMO MONTAR SUA IGREJA EVANGELICA
    25039 palavras | 101 páginas