Morfologia

Páginas: 8 (1850 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO
Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Morfologia

Sorocaba, 18 de Setembro 2014.
Introdução
A pesquisa elaborada para esse projeto consiste no desenvolvimento para o conhecimento da estrutura da palavra, onde serão apresentadas, naseqüência, resenha, baseada no tema proposto, seguidamente de uma síntese, que trata de forma objetiva sobre a interpretação de língua e linguagem, ao final deste, poderão ser realizados exercícios, para que seja aplicado o conhecimento adquirido em explicações e detalhamentos anteriormente informados.
A estrutura da palavra - a ciência da Linguagem
Após a análise de amplo material, percebemos quemesmo após séculos de estudos e representações do que considera-se como inalterável e correto, pode e deve ser reestruturado, para que novas e futuras gerações, compreendam que a palavra e toda a morfologia que a envolve deve ser identificada pelo povo e cultura que a rege.
Diversos estudiosos da língua, como Ferdinand de Saussure (Genebra, 26 de novembro de 1857 — Morges, 22 de fevereiro de 1913),intensificaram a teoria de que a lingüística deve ser desenvolvida como uma ciência autônoma. Seu pensamento exerceu grande influência sobre o campo da teoria da literatura e dos estudos culturais.
A linguagem é mutável, e mesmo após várias teorias, essa afirmação ainda é mantida. Conseguimos enxergar claramente através da literatura em nosso próprio país, um romance escrito por Machado deAssis não usa a mesma linguagem de um livro de Clarice Lispector. Hoje, o mesmo autor citado acima, é considerado como arcaico, devido aos termos e palavras utilizadas para trabalhar o romance. O entendimento das palavras é alterado de acordo com o conhecimento popular, adaptado de acordo com a necessidade de cada região. Sabe-se também dos regionalismos, sendo que uma mesma palavra pode adquirirdiversos significados,
A diversidade cultural é amplamente ligada a morfologia, sendo que através dela conseguimos identificar a evolução/alteração da palavra durante as décadas e séculos, no caso, na língua portuguesa.
Segundo o estruturalismo francês, movimento intelectual que atingiu seu apogeu na segunda década de 1960, existem estruturas ocultas que explicam nossos hábitos. O estruturalismofrancês, foi o ultimo movimento filosófico a ganhar notoriedade intelectual, logo após o existencialismo.
O estruturalismo reuniu pensadores de diversas áreas das ciências humanas, a ponto de ser difícil encontrar um núcleo coeso que permita classificá-lo como sistema filosófico. Na verdade, o estruturalismo é mais um método de análise, que consiste em construir modelos explicativos de realidade,chamados estruturas.
Por estrutura entende-se um sistema abstrato em que seus elementos são interdependentes e que permite, observando-se os fatos e relacionando diferenças, descrevê-los em sua ordenação e dinamismo. É um método que contraria o empirismo, que vê a realidade como sendo constituída de fatos isolados. Para o estruturalismo, ao contrário, não existem fatos isolados, mas partes de umtodo maior.
O método estruturalista foi usado pela primeira vez pelo lingüista suíço Ferdinand de Saussure (1857-1913) em sua obra póstuma, editada por alunos, Curso de Lingüística Geral. Nesta obra, Saussure fornece as bases teóricas para duas importantes ciências do século 20: a Lingüística Estrutural e a Semiologia, ou ciência dos signos.
A originalidade de Saussure foi propor um estudo dalíngua enquanto sistema social de um ponto de vista sincrônico, não histórico, como vinha sendo feito antes. Ele também propõe o nome de semiologia, ou estudo do signo lingüístico.
Saussure, ao entender a linguagem como estrutura subjacente e sistema cujos elementos são solidários entre si (e que, somente assim, adquirem valor e sentido), e, ainda, vista de uma perspectiva não histórica,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Morfologia
  • Morfologia
  • Morfologia
  • Morfologia
  • Morfologia
  • Morfologia
  • Morfologia
  • Morfologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!