Morfologia vegetal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A célula vegetal

Um dos grandes avanços na biologia no século XIX foi à descrição de uma unidade estrutural, que forma todos os seres vivos, sejam animais ou vegetais. Esta unidade é a célula, nome que tem se mantido até nossos dias, apesar de todas as modificações que ocorreram nos conceitos de sua estrutura e função.
As células são universalmente consideradas as unidades de vida, poispodem viver por si só, como no caso de muitas algas e protozoários ou artificialmente em culturas de laboratório.
A célula vegetal é semelhante à célula animal, mas contém algumas peculiaridades como a parede celular e os cloroplastos. Está dividida em: 
* Componentes protoplasmáticos que são um composto de organelas celulares e outras estruturas que sejam ativas no metabolismo celular. Inclui onúcleo, retículo endoplasmático, citoplasma, ribossomos, complexo de Golgi, mitocôndrias, lisossomos e plastos;
* Componentes não protoplasmáticos são os resíduos do metabolismo celular ou substâncias de armazenamento. Inclui vacúolos, parede celular e substâncias ergástricas (se encontram dentro do citoplasma)

Parede Celular

É uma das estruturas que permitem diferenciar grandementea célula vegetal da célula animal. É exclusiva das células vegetais e constitui uma parede que envolve o protoplasma, dando-lhe proteção e sustentação, sendo perfeitamente visível ao microscópio óptico.
É permeável, deixando-se atravessar facilmente por substâncias que entram e saem da célula. Resistente à tensão e à decomposição por ação de organismos vivos.
Na sua composição química encontramosvárias substâncias, das quais as mais importantes são:
Celulose, hemiceluloses, substâncias pécticas, cutina e suberina e lignina.

* Componentes Protoplasmáticos:
Citoplasma: é um colóide gelatinoso que contém no seu interior as organelas ou organóides citoplasmáticos.
As principais são:
Plastos ou plastídeos
São organelas exclusivas de células vegetais, capazes de realizar várias funções.As mais importantes são os cloroplastos, dotados de clorofila e relacionados com a importante função de fotossíntese e os leucoplastos.

Complexo de Golgi: O aparelho de Golgi está presente em praticamente todas as células eucariontes, e consiste de bolsas membranosas achatadas, empilhadas como pratos. Cada uma dessas pilhas recebe o nome de dictiossomo.

Retículo endoplasmático: complexarede de canais interligados, conhecida pelo nome de retículo endoplasmático. Pode-se distinguir dois tipos de retículo: rugoso (ou granular) e liso (ou agranular). O retículo endoplasmático rugoso (RER), também chamado de ergastoplasma, é formado por sacos achatados, cujas membranas têm aspecto verrugoso devido à presença de grânulos – os ribossomos – aderidos à sua superfície externa (voltada para ocitosol). Já o retículo endoplasmático liso (REL) é formado por estruturas membranosas tubulares, sem ribossomos aderidos, e, portanto, de superfície lisa.
Mitocôndria: por conter enzimas oxidativas, tem uma função muito importante, são responsáveis pela respiração.

Ribossomos
Corpúsculos relacionados com a síntese de proteínas

Núcleo: As células vegetais são, normalmente, uninucleadas,mas existem estruturas polinucleadas (cenocíticas). O núcleo está separado do citoplasma pela membrana nuclear ou carioteca. Internamente à membrana encontra-se a matriz conhecida por suco nuclear, carioplasma ou nucleoplasma, dentro do qual encontramos os cromossomos e o nucléolo.
Os cromossomos são filamentos que contêm o material genético ácido desoxirribonucléico (DNA).
Os ribossomos sãoestruturas constituídas proteínas e RNA. Podem estar livres no hialoplasma ou presas

* Componentes não protoplasmáticos:

Vacúolos: são cavidades que se encontram no interior do citoplasma. No seu interior encontra-se o suco celular, de composição bastante variada, sendo o principal componente a água e nela se encontram algumas substâncias, como: sais, açucares, ácidos orgânicos,...
tracking img