Morfologia vegetal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2
INTRODUÇÃO

As flores são caules modificados estruturalmente, que tem sido reduzido para alguns botânicos que consideram atualmente folhas modificadas, pertencem ao grupo de plantas chamada angiospermas onde se encontra os seus órgãos sexuais. A função da flor é mediar a união dos esporos masculino (micrósporo) e feminino (megásporo) num processo denominado polinização, algumas dependem dovento ou de insetos para transportar o pólen entre flores da mesma espécie.
A região da flor onde as peças estão inserida é o receptáculo, conjunto mais externo de peças florais idênticas é designado de cálice constituída pelas sépalas. as pétalas formam a corola. O conjunto entre cálice e corola designam-se perianto ou perigônio. Os estames é órgão masculino das flores, um estame é constituívelpela antera, conectivo e filete. O Carpelos são folhas modificadas, em que se formam os gametas femininos da flor formados pelos estigma,estilete,ovário e óvulo, constituem o gineceu.
A flor pode ser bissexuada, hermafrodita ou andrógina, se tiver os órgãos dos dois sexos; unissexuada monoica, quando há flores de um sexo num pé e do outro sexo em outro; é assexuada, quando não tem órgãossexuais.
A Crotalária spectabilis Roth do reino magnoliophyta, classe Magnoliópsida de ondem Fabales e por fim da família fabaceae, mas conhecido como showy crotalária é uma espécie com ampla adaptação ecológica, recomendada para adubação verde. Sugere-se seu emprego como planta-armadilha em solos infestados por nematoides formadores de galhas. Suas plantas são arbustivas, de crescimento ereto edeterminado, relativamente precoces, e, quando maduras, têm de um a um e meio metros de altura e de desenvolvimento inicial lento.
O Solanum melongena é nativa do Sudeste da Ásia e pertencente à família solanaceae, da qual fazem parte mais de mil espécies entre elas as batatas e os tomates, considerada de fácil cultivo nos trópicos, que pertence à mesma família do pimentão. Ela é da classemagnoliopsida, sensível ao frio, a geadas e ao excesso de chuva na altura da floração. O plantio é feito durante o clima quente das regiões.


















4
MATERIAL E MÉTODOS

Estilete
Lamina de vidro
Lamínula
Pinça
Microscópico Estereoscópico(Lupa)Microscópico
Guardanapo
Bandeja
Flor
Água

































5
PROCEDIMENTO

Foram dispostos em bandeja com o guardanapo, a flor, pinça, agulha e a lamina de vidro. Logo em seguida foram divididas as partes da flor empentáculo, sépala, pétala, estames e carpelo para ser estudados juntamente com o microscópico estereoscópicos conhecido como lupa para serem analisados com uma maior ampliação. Retirou-se os grãos de pólen, foram colocados na lamina adicionou água pondo por cima a lamínula levando ao microscópico e sendo analisados.6
RESULTADOS E DISCUSSÕES

Nas plantas estudadas a primeira flor Crotalaria spectabilis Roth da familia fabaceae, observou-se que é sustentada por um eixo chamado de pedicelo e a disposição das peças florais é acíclica, pois em torno do receptáculo a forma é espiral, contendo um sóplano de simetria, sendo assim zigomorfa, a corola com cinco pétalas uma maior externa cobrindo duas pétalas laterais e duas internas, se classifica com o tipo de flor papilionácea.
Em seu perianto com a presença de cálice e corola são chamadas de diclamídea, tem cinco pétalas (corola) e cinco sépalas (cálice) ambas diferentes heteroclamídea, as pétalas são separas (dialipétalas) ao contrario...
tracking img