MORFOFISIOLOGIA

475 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
FACULDADE DE FARMÁCIA

Discente: MARIA

TRABALHO DA AULA PRÁTICA DE MORFOFISIOLOGIA

1- Qual a morfologia da hemácia quando colocada em cada meio?
Observou-se que quando a hemácia é colocada em meio hipertônico perde água para o meio extracelular e a morfologia de sua membrana encontra-se enrugada. Em meio isotônico as hemácias encontram-se com sua morfologia iguais porque absorveu água ficou altamente turgida. A hemácia quando colocada em meio isotônico ela logo desaparece, pois, sua morfologia ocorrendo o efeito lise, e se desfaz.

2- Explique sucintamente, os efeitos celulares observados nesse experimento.
Quando tanto meio externo quanto o interno da hemácia estão com concentrações iguais: consideramos que a célula está em um meio isotônico; Quando o meio externo da hemácia está com menor concentração de soluto - havendo, portanto, uma maior concentração de água: dizemos que ele está hipotônico, podendo ocorrer o rompimento da célula (lise celular), caso a célula não possua parede. Quando o meio externo da hemácia está com maior concentração de soluto - havendo, portanto, uma menor concentração de água: dizemos que ele está hipertônico, podendo ocorrer o murchamente da célula ou a plasmólise – separação da membrana da parede celular.
3- Quais os mecanismos de transponde de moléculas e íons através da membrana das células?
Os mecanismos de transportes são dois que são: - Transporte Ativo - Quando ocorre com o gasto de energia. - Transporte Passivo - Quando não ocorre como gasto de energia.
4- Explicar como são regulados o volume e a concentração dos líquidos corporais.
A água corporal encontra-se distribuída por todo o organismo, em 2 tipos de compartimentos: o líquido intracelular (LIC) e o líquido extracelular (LEC) O líquido intracelular é o líquido existente dentro das células e constitui aproximadamente 40% do peso corporal total e 65% da água corporal total. O

Relacionados