Moral ou etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MORAL ou ÉTICA?


1 ÉTICA ou MORAL?
Os termos Moral e Ética são usados na linguagem popular com alguma confusão. Se não sabem a definição do termo em particular, como podem saber a diferençaentre um e outro termo?
Moral vem do latim mos, moris, que significa “maneira” de se comportar regulada pelo “uso”, “costume”. Assim, Moral é um conjunto de regras de conduta, admitidas em determinadaépoca, por um determinado grupo de pessoas, isto é, um determinado grupo social que constrói sua cultura.
Ética vem do grego êthos, que significa morada humana, tudo aquilo que ajuda a tornar melhor oambiente para que seja uma moradia saudável. Assim, a Ética é a ciência da conduta, do fim para o qual a conduta dos homens deve ser orientada e dos meios para atingir tal fim.
Sabe-se que os gregoscolocavam no homem a crença do poder racional. Por isso, acreditavam que o homem era capaz de, por si só, chegar às concepções do certo e do justo. Por isso, podemos dizer que Ética é mais abrangentee significa o conjunto de valores e princípios que regulam a vida social. Para se fazer cumprir a ética recorre à idéia do respeito e do apelo. O homem cumpre os preceitos por que pensa no melhorpara si e para seus semelhantes. Por exemplo, não corro no trânsito porque é um risco para minha vida e de meus semelhantes.
Já os romanos criaram o conceito de mos, moris, do latim, para designar amoral, um conjunto de regras para determinar o comportamento do homem. Da mesma forma, podemos entender o conceito a partir das características do povo romano, que ao contrário dos gregos, eram maisrígidos com os seus subordinados. Para manter as províncias conquistadas em ordem, os romanos criaram regras severas de controle. Por estas características, podemos compreender a moral como algo maisparticular e significa o conjunto de regras e normas de uma determinada sociedade. Para se fazer cumprir, a moral recorre à idéia de punição. Neste caso, seguindo o mesmo exemplo, não corro no...
tracking img