Monteiro lobato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Legados de Monteiro Lobato
Herança cultural
A obra infantil do Lobato não é só o ambiente rural. O sítio é só ponto de partida para as mais desvairadas aventuras. Eles vão para o espaço sideral,eles vão para Saturno, eles vão para a Lua visitar São Jorge, vão para a Grécia Antiga. A obra de Lobato, por um lado, tem cenários que são rurais e, por outro lado, tem cenários que sãocontemporâneos. A Chave do Tamanho, que é um dos meus preferidos dele, é uma obra que fala de um mundo no pós-guerra, então é uma obra que discute, com uma competência muito grande e feita para crianças, a questãoda violência, a questão da paz, da reconstrução do mundo. Eu acho que ele tem diálogo com as crianças de hoje. Através de Monteiro Lobato, a cultura brasileira, foi passada geração após geração, com ashistórias infanto-juvenis do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Fonte: Marisa Lajolo - http://maringa.odiario.com/dmais/noticia/228561/as-qualidades-de-lobato/
A importância da obra de Monteiro Lobato paraa formação da cultura brasileira. O imaginário criado pelo autor, principalmente por conta da realidade e similaridade de seus personagens, estimulam o desenvolvimento das crianças do EnsinoFundamental 1, ao mesmo tempo em que estabelece a identidade cultural nas aulas de Literatura e História do Ensino Fundamental 2. Lobato, declarado nacionalista veemente, condenava qualquer influênciaestrangeira. Valorizava a cultura regional e era fascinado por histórias, costumes e crenças.
Monteiro Lobato por meio das suas obras também ajudou a propagar lendas e mitos do Brasil. Além de criarpersonalidades, Lobato foi responsável por popularizar personagens do folclore para suas histórias, enriquecendo e ressaltando a cultura nacional.
Fonte:http://redes.moderna.com.br/2012/08/22/o-folclore-na-obra-de-monteiro-lobato/
Herança linguística e Política
A maior qualidade da obra do Monteiro Lobato é o respeito que ele tem pelo leitor dele. Ele é um escritor que trata a criança como um ser...