Monteiro lobato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Monteiro Lobato, precursor e contemporâneo na arte de envolver o leitor.


A literatura infantil brasileira percorreu o caminho em busca de uma identidade nacional através do movimento de nacionalização da literatura para crianças que abordavam temas que exaltavam a pátria. Com o movimento modernista brasileiro, Monteiro Lobato publica “Narizinho Arrebitado”, depois dele, muitos autoresda geração de 30, animam-se a escrever para crianças. A literatura brasileira teve preferência pela paisagem rural, como por exemplo, “O Sítio do Pica-Pau Amarelo” que simboliza o Brasil rural e ideal, em um espaço utópico. Monteiro Lobato foi o precursor da literatura infantil no Brasil, se tornou bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com uma linguagemsimples onde a realidade e a fantasia caminham lado a lado.
O pai de Narizinho, de Pedrinho, da Tia Nastácia, da Dona Benta, do Visconde de Sabugosa e da boneca Emília, além de outros personagens de histórias infantis, contribuiu bastante para fundamentar a linguagem, com o objetivo de afastar-se do modelo europeu. Estamos falando de Monteiro Lobato, nascido em Taubaté, no estado de São Paulo,em 18 de abril de 1.882. Formado em Direito, iniciou sua vida profissional como promotor público e já escrevendo para jornais. Em O Estado de São Paulo, publicou, em 1.917, vários artigos nos quais apareceu pela primeira vez o personagem Jeca Tatu, numa referência ao caipira brasileiro. No ano seguinte, reuniu alguns deles em seu primeiro livro de contos, com o título Urupês. Monteiro Lobato foipioneiro no lançamento de obras infantis em nosso país, começando com A menina do narizinho arrebitado, seguida de várias outras.
Em 1.947, o escritor lançou o personagem Zé Brasil, uma versão do camponês que sofre para conseguir um pedaço de chão para cultivar. Apesar de ter morrido em 1.948. Monteiro Lobato continua vivo até hoje por causa de suas ideias.
Lobato não se destinou a escreversomente para crianças, embora, fosse sua predileção, disse ele: "De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo."
Suas principais obras são: Obras Adultas- Urupês; Cidades mortas; Negrinha; Idéias de Jeca Tatu; A onda verde e O presidente negro; Na antevéspera; O escândalo do petróleo e Ferro. Obras Infantis- Reinações de Narizinho;Viagem ao céu e O Saci; Caçadas de Pedrinho e Hans Staden; História do mundo para as crianças; Memórias da Emília e Peter Pan; Emília no país da gramática e Aritmética da Emília; D. Quixote das crianças; O poço do Visconde; Histórias de tia Nastácia; O Picapau Amarelo e A reforma da natureza; O Minotauro; Os doze trabalhos de Hércules.

Além de escrever livros para crianças e adultos – e deadaptar Grimm, Andersen e Lewis Carroll, entre outros – Monteiro Lobato traduziu títulos importantes, contribuindo para colocar o leitor brasileiro em dia com o que se editava no plano internacional. Da História da Filosofia, de Will Durand, e Memórias, de André Maurois, a Minha vida e minha obra, de Henry Ford, e Por quem os sinos dobram, de Ernest Hemingway, Lobato lançou aqui inúmeros autores.Mas ele não se contentava apenas em verter os textos de uma língua para outra. Procurava também torná-los claros e mais fáceis de ler, num processo que chamava de ordenação literária. “O tradutor é um escafandrista”, dizia. “Mergulha na obra como num mar, impregna-se do estilo do autor e lentamente o vai moldando no barro de outro idioma”. Crepúsculo dos ídolos e Anticristo, de Friedrich Nietzche,ainda em 1906, Robinson Crusoé, Mowgli, o menino lobo, Aventuras de Tom Sawyer, Pollyana, Moby Dick, Tarzan, o terrível e O homem invisível, entre outros títulos, demonstram a diversidade de sua atividade de tradutor e adaptador.

Até o século XIX não havia uma literatura destinada especificamente à infância, existiam poucos leitores capacitados e ausência de interesse em educar as...
tracking img