Montagem de split-ar condicionado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE
PRECAUÇÕES RELATIVAS A SEGURANÇA ............................................................................................................ 3 ESQUEMA DE INSTALAÇÃO DAS UNIDADES INTERNAS E EXTERNAS .............................................................. 4 UNIDADEINTERNA.................................................................................................................................................... 5 UNIDADE EXTERNA................................................................................................................................................... 7 OUTROS ..................................................................................................................................................................... 9

PRECAUÇÕESRELATIVAS A SEGURANÇA
Para utilização do público em geral
O cabo de alimentação elétrica deve obedecer no mínimo às características de cabo flexível com revestimento em policloropreno (tipo H07RN-F) ou de cabo com a designação 245 IEC66 (1,5 mm² ou mais). (Será instalado em conformidade com as normas locais vigentes.)

CUIDADO

Instalação do ar condicionado com o novo refrigerante

• ESTEAPARELHO DE AR CONDICIONADO ADOTA O NOVO REFRIGERANTE HFC (R410A) QUE NÃO DESTRÓI A CAMADA DE OZÔNIO. O refrigerante R410A tem tendência para ser afetado por impurezas, tais como a água, a membrana oxidante e óleos, dado que a pressão do refrigerante R410A é aproximadamente 1,6 vezes a pressão do refrigerante R22. A adoção do novo refrigerante foi acompanhada pela mudança no óleo de refrigeração. Porisso, durante os trabalhos de instalação, certifique-se de que não entra água, poeira, o refrigerante antigo ou óleo de refrigeração no ciclo de refrigeração do aparelho de ar condicionado que contém o novo refrigerante. Para evitar misturar o refrigerante ou o óleo de refrigeração, as bitolas das conexões da unidade principal ou das ferramentas de instalação são diferentes dos tamanhos utilizadospara o uso do refrigerante convencional. Para ligar os tubos, utilize material novo e limpo com elevada força de resistência à pressão, especificamente concebido para o R410A apenas, de modo a evitar a entrada de água ou poeira. Além disso, não utilize os tubos existentes dado que apresentam problemas com a resistência à pressão e impureza.

CUIDADO

Para desligar o aparelho da principal fonte dealimentação
Modelo RAS-10SKV-E2 RAS-13SKV-E2 RAS-16SKV-E Fusível 25A 16A 25A

Este aparelho tem de ser conectado à rede elétrica através de um disjuntor ou de um interruptor com uma abertura de contacto de, pelo menos, 3 mm em todos os pólos. Tem de ser utilizado um fusível de instalação para a linha de alimentação deste aparelho de ar condicionado, conforme tabela ao lado:

PERIGO
• PARAUSO EXCLUSIVO DO PESSOAL QUALIFICADO. • ANTES DE EXECUTAR QUALQUER TRABALHO DE ELETRICIDADE, DESLIGUE A FONTE DE ALIMENTAÇÃO. CERTIFIQUE-SE DE QUE TODOS OS INTERRUPTORES ESTÃO DESLIGADOS. SE NÃO O FIZER, PODE CAUSAR CHOQUE ELÉTRICO. • LIGUE O CABO DE LIGAÇÃO CORRETAMENTE. SE O CABO DE LIGAÇÃO FOR LIGADO DE FORMA INCORRETA, PODE DANIFICAR PEÇAS ELÉTRICAS. • ANTES DA INSTALAÇÃO, VERIFIQUE SE O CABODE TERRA ESTÁ DANIFICADO OU DESLIGADO. • NÃO INSTALE PRÓXIMO DE CONCENTRAÇÕES DE GÁS COMBUSTÍVEL OU VAPORES GASOSOS. O NÃO CUMPRIMENTO DESTA INSTRUÇÃO PODE RESULTAR EM INCÊNDIO OU EXPLOSÃO. • PARA EVITAR O SUPERAQUECIMENTO DA UNIDADE INTERNA E O RISCO DE INCÊNDIOS, INSTALE A UNIDADE MANTENDO-A BEM AFASTADA (MAIS DE 2 METROS) DE FONTES DE CALOR, TAIS COMO IRRADIADORES, APARELHOS DE AQUECIMENTO,CALDEIRAS, FORNOS, ETC. • QUANDO DESLOCAR O APARELHO DE AR CONDICIONADO PARA OUTRO LOCAL, TENHA MUITO CUIDADO PARA EVITAR QUE O REFRIGERANTE ESPECIFICADO (R410A) SE MISTURE COM OUTRO ELEMENTO GASOSO NO CICLO DE REFRIGERAÇÃO. SE SE MISTURAR AR OU OUTRO GÁS COM O REFRIGERANTE, A PRESSÃO GASOSA NO CICLO DE REFRIGERAÇÃO TORNA-SE ANORMALMENTE ELEVADA, PROVOCANDO A RUPTURA DO TUBO E LESÕES PESSOAIS. • NA...
tracking img