Monotremados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Monotremados
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Monotremata
Na atualidade, existem somente cinco animais pertencentes a esta ordem, divididos em duas Famílias: Ornithorhynchidae,representada pelo ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus); e Tachyglossidae, contendo indivíduos chamados popularmente de équidnas (Tachyglossus aculeatus, Zaglossus attenboroughi, Zaglossusbartoni e Zaglossus bruijnii). Todas estas espécies são encontradas somente na Oceania, mais especificamente na Austrália e Nova Guiné, embora as três últimas se encontrem criticamente em perigo, segundo aUnião Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, IUCN.
Apesar de possuírem pelos, glândulas mamárias e coração com quatro cavidades, os monotremados apresentam diferençasgritantes, se comparados à maioria dos mamíferos. Tais animais, por exemplo, põem ovos, entre 12 e 20 dias após a gestação, sendo incubados em ninhos, no caso dos ornitorrincos; ou em bolsas localizadas noventre da mãe, no caso das équidnas. Após o nascimento, os filhotes se alimentam do leite que emana de uma área especializada na pele materna, chamada auréola, e recebem cuidado parental por cerca decinco anos. Outras diferenças incluem a ausência de tetas e dentes, a existência de somente uma abertura para a eliminação de fezes e urina, e para a cópula e ovoposição; e a presença de focinhos oubicos altamente especializados. Uma curiosidade adicional sobre tais animais é que os machos possuem esporões em suas patas traseiras cujo veneno é tão potente quanto o de uma serpente peçonhenta!Marsupiais
Os marsupiais são animais vivíparos que pertencem à subclasse dos mamíferos metatherios, cujos embriões se desenvolvem no útero e nascem precocemente (sem estar completamente formado),terminando o desenvolvimento no interior de uma bolsa de pele (o marsúpio), uma extensão ventral da barriga da mãe. 

Os marsupiais mais conhecidos são: os cangurus, os coalas e o demônio da tasmânia...
tracking img