Monotonia e Repetitividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto





Ergonomia
Monotonia e Repetitividade









Setembro de 2013

Sumário




Introdução

Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas. O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes eseguras de desempenhá-lo visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade.
Neste trabalho será abordado sobre o que é ergonomia, organização do trabalho, monotonia no trabalho e repetitividade no trabalho, obtendo também seus conceitos e como se aplica no local de trabalho, evidenciando os fatores de risco e medidas de controle, visando proporcionar informações aosleitores e podendo assim evitar danos á saúde e integridade física do trabalhador.


Ergonomia

O que é?

A ergonomia é um ramo da ciência econômica que se ocupa das questões relativas à vida laboral moderna, sobretudo na economia industrial. Trata da prevenção dos acidentes laborais, sugere a criação de locais adequados e de apoios ao trabalho, cria métodos laborais, sistemas de retribuição deacordo com o rendimento (valorização, estudo do trabalho), e determina tempos de trabalho, assim como a sua nacionalização, ainda que tudo isto enquadrado numa perspectiva humanitária de ver o mundo da empresa e as relações que nele se estabelecem. Utilizar soluções ergonômicas no local de trabalho é uma iniciativa que pode aumentar significativamente os níveis de satisfação, eficácia e eficiênciado trabalhador.

Organização do Trabalho

O trabalho diário realizado em condições adversas, com o passar do tempo, pode desencadear o aparecimento de diversos problemas, como de saúde física e mental e é por isso que as empresas e Unidades de Informação devem compreender a relação entre as condições de trabalho e seus possíveis reflexos no rendimento dos funcionários.

Qualquer organizaçãoque vise ou não o lucro tem o potencial humano como de suma importância. Assim, focalizando a atenção nos trabalhadores de qualquer que seja o ambiente ou a organização do trabalho, a ergonomia buscará o aspecto da humanização deste, tendo em vista propiciar condições satisfatórias para um melhor desempenho de seus colaboradores.
E de acordo com a norma regulamentadora de número 17, no item17.6.1, a organização do trabalho deve-se ser adequada às características psicofisiológicas dos trabalhadores e á natureza do trabalho a ser executado. Um dos trabalhados que devem ser analisados e observados minuciosamente é o da monotonia e repetitividade, que são atividades que trazem danos a saúde e integridade física do trabalhador.

Monotonia no Trabalho
A monotonia é bastante habitual nomundo do trabalho. Em algumas áreas de atividade, onde o trabalhador deve realizar tarefas mecânicas de forma repetida, a monotonia surge como uma desmotivação para o trabalhador, pois ele não precisa se empenhar para cumprir as suas tarefas. A monotonia no trabalho pode resultar em dores musculares ou transtornos psiquiátricos como a depressão.
A monotonia é a reação do organismo a um ambienteuniforme, pobre em estímulos ou pouco excitante. Os sintomas mais indicativos da monotonia são uma sensação de fadiga, sonolência, morosidade e uma diminuição da vigilância. As operações repetitivas na indústria e no trafego rotineiro são condições propicias á monotonia. Exemplo: um operador observando um quadro de comando para detectar anormalidades é uma atividade que agrava á monotonia.
Em termosoperacionais, existem duas consequências mensuráveis da monotonia: a diminuição da atenção e o aumento do tempo de reação. Como consequência, os erros aumentam. Há certas condições na indústria agravantes da monotonia: curta duração do ciclo de trabalho, períodos curtos de aprendizagem e restrição dos movimentos corporais. Os locais mal iluminados, muito quentes, ruidosos e com isolamento...
tracking img