REDEFINIÇÃO E REENCONTRO: A MEMÓRIA FRAGMENTADA NA OBRA DE KAZUO ISHIGURO

1888 palavras 8 páginas
REDEFINIÇÃO E REENCONTRO: A MEMÓRIA FRAGMENTADA NA OBRA DE KAZUO ISHIGURO

Renata Rezende Menezes
Universidade Federal de São João del-Rei

Introdução

Em sua obra, “Uma visão pálida dos montes”, o romancista britânico Kazuo Ishiguro, nascido no Japão, tece a história da narradora-personagem Etsuko, revelando sutil e estrategicamente suas memórias e uma fase de reconstrução do pós-guerra da história do Japão.
Através dessa personagem, o autor, que retorna somente após alguns anos à sua terra natal, expõe uma agenda múltipla, podendo-se inferir que, na tentativa de “encontrar-se” com o Japão, disserta sobre as tradições culturais e as mudanças político-sociais desse país, após a Segunda Guerra Mundial. Ao mesmo tempo, traz à tona, de forma silenciosa, um desvelamento psicológico inconsciente da personagem, partindo de sentimentos característicos dos seres humanos, como a perda e a culpa.
Focalizando essa narrativa de rememoração, será analisada preponderantemente a memória psicológica da personagem principal Etsuko, a partir de suas vivências pessoais inseridas na sociedade pós-guerra de sua época.
A análise será corroborada pelas afirmações de teóricos e estudiosos sobre a construção dessa história como redefinição da memória da personagem.

A memória psicológica da personagem pós-moderna em Kazuo Ishiguro

A história narrada por Etsuko é desencadeada a partir da visita de sua filha mais nova Niki. Ao vir de Londres para passar um tempo com a mãe na casa de campo inglesa. Niki leva Etsuko a refletir sobre o suicídio de sua filha mais velha Keiko, uma morte relutante e até mesmo inconstante.
Desde o início, a história apresenta-se de uma maneira um pouco sombria, porque a narradora-personagem Etsuko evita conversar sobre Keiko com Niki, preferindo não se lembrar de tudo que havia ocorrido. Isso causa uma certa curiosidade no leitor sobre o que levou essa garota a cometer o suicídio. Partindo dessa vinda de Niki, Etsuko começa então todo um

Relacionados