Mononucleose infecciosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MONONUCLEOSE INFECCIOSA
Doença do Beijo

É uma síndrome clínica caracterizada por mal-estar, dor de cabeça, febre, dor de garganta, aumento de gânglios ou ínguas localizadas no pescoço ougeneralizadas e inflamação do fígado (hepatite) leve e transitória.
Tem como agente causal o vírus chamado Epstein-Barr (EBV), mas pode também ser causada pelo Cytomegalovirus (CMV).
Acomete maisfrequentemente adolescentes e adultos jovens, mas pode acometer mais velho e crianças pré-adolescentes.
A doença passou a ter maior relevância em função de diversos tumores envolvendo um tipo de glóbulobranco, os linfócitos do tipo B, que é a célula que abriga o vírus quando da infecção, apresentarem no código genético de suas células o mesmo código do vírus o que levantou a suspeita, hoje confirmada, deque estas infecções contribuiriam com a causa destes tumores. Isto passou a ter relevância maior ainda no novo cenário de crescentes populações de “imunosuprimidos” (pessoas cujas defesas imunológicasestão diminuídas), seja em decorrência de infecção (SIDA ou AIDS) seja por tratamento anti-rejeição, no caso dos transplantados ou como decorrência de tratamento contra o câncer.

Como se adquire?Pelo contato de saliva contaminada pelo vírus com a mucosa da boca e da garganta de pessoa que não teve contato anterior com este germe. Pode-se adquirir também, embora que raramente por transfusãode sangue ou outros órgãos e contato sexual.
Por ser vírus pouco resistente necessita do contato direto da saliva contaminada com a mucosa. Esta característica junto com a faixa etária deacometimento mais frequente é a razão pela qual mereceu o apelido de doença do beijo.

O que se sente?

A tríade clássica que se constitui de dor de garganta, febre e ínguas pelo corpo (linfoadenomegalias)principalmente no pescoço.
* Mal-estar;
* Dor de cabeça;
* Falta de apetite;
* Dores musculares;
* Calafrios;
* Náuseas;
* Desconforto abdominal;
* Tosse;
*...
tracking img