Monografias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidades de Processamento de Gás Natural

Introdução

O Processamento de Gás Natural é realizado através de uma instalação industrial denominada Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), cujo objetivo é separar as frações pesadas ou ricas (propano e mais pesados) existentes no gás natural úmido ou rico, gerando o chamado gás natural seco ou pobre (metano e etano) e umacorrente de Líquido de Gás Natural (LGN).
O LGN é composto pelas frações mais pesadas que o propano: o gás liqüefeito de petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha, e a gasolina natural. Eventualmente, pode-se produzir uma corrente de LGN composta de frações mais pesadas que o etano, de onde será possível separar frações líquidas de etano, de GLP e de gasolina natural. Nesse caso,recupera-se, também, uma fração de gás natural pobre predominante em metano. Essa UPGN recebe o nome de Unidade de Recuperação de Líquidos (URL).
O conceito de riqueza empregado diz respeito ao teor de compostos mais pesados que o propano, constituído pelas frações de GLP e gasolina natural. Assim, quando se diz que uma determinada corrente de gás natural úmido ou rico apresenta riqueza de 6%,isso significa que aquela corrente é constituída de 6% de GLP e gasolina natural e 94% de gás natural propriamente dito. E será esta parcela de 94% que constituirá, após tratamento e processamento em uma UPGN, a corrente de gás natural seco ou pobre, também chamada de gás natural processado ou residual.

Os principais tipos de processos aplicáveis a uma UPGN são os seguintes:
• Refrigeraçãosimples
• Absorção refrigerada
• Expansão Joule-Thompson
• Turbo-expansão
De maneira simplificada, pode-se dizer que estes processos realizam as mencionadas separações através de uma seqüência de operações, que pode incluir tratamento (para eliminação de teores remanescentes de umidade), compressão, absorção e resfriamento, dependendo do tipo a ser empregado. Os hidrocarbonetosrecuperados podem ser estabilizados e separados por fracionamento, para obtenção dos produtos desejados, na própria UPGN ou em outras unidades específicas, tais como as Unidades de Fracionamento de Líquidos (UFL) e de Processamento de Condensado de Gás Natural (UPCGN).

Refrigeração Simples
No Processo de Refrigeração Simples, o Gás Natural após ser resfriado ate –30ºC através de uma correntede gás propano a –42ºC, é enviado a torre Absorvedora para a obtenção de Líquido de Gás Natural (LGN) e Gás Residual (GR). A seguir o LGN é enviado à coluna Desetanizadora, que é uma coluna absorvedora com seção de esgotamento, onde no fundo da torre, o aquecimento promovido pelo refervedo garante a vaporização do excesso de etano absorvido e no topo faz-se a admissão de solvente proveniente docondensador a propano que garantem a produção de um óleo rico desetanizado, ao mesmo tempo em que é gerado um gás residual pobre (GRPB), praticamente isento de frações de C3+ no topo. O óleo desetanizado do fundo da torre é a carga para a Fracionadora de Óleo Rico, onde a função desta Fracionadora é separar o LGN da aguarrás, que retorna ás torres de absorção e desetanização por um processo dedestilação convencional.

Absorção Refrigerada

Considerações econômicas e ambientais trouxeram um novo interesse nos refrigeradores alimentados por uma fonte de calor. Um esforço considerável de pesquisa tem sido investido no estudo de sistemas de refrigeração desse tipo nos últimos anos. Esses sistemas podem utilizar fontes de energia renováveis, tais como gases quentes expelidos por outrossistemas, ou mesmo energia solar. Em situações especiais, onde a preservação do ambiente é prioridade, a refrigeração solar é uma alternativa na conservação de alimentos e suprimento médico. Quando a refrigeração tem de ser fornecida de maneira ininterrupta, torna-se necessário estabelecer uma fonte de energia suplementar, tal como um queimador a gás, ainda assimse apresentando como uma boa...
tracking img