Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito
o A Reforma Protestante foi um movimento cristão iniciado no século XVI, na Alemanha, que protestava contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma nocatolicismo.
1. Antecedentes
o A força e o prestígio da Igreja Católica ficaram abalados, no século XVI, com as transformações econômicas e culturais na Europa.
o Até o finalda Idade Média, a grande maioria dos cristãos permaneceu unida em torno da autoridade do papa, chefe máximo da Igreja Católica.
o No início da Idade Moderna, porém, alguns cristãospassaram a protestar contra o que consideravam abusos da autoridade papal.
o Alguns destes cristãos deixaram de obedecer ao papa e separaram-se da Igreja de Roma.
o Foram várias ascausas que originaram a Reforma, a maioria relacionada com as condições gerais da Europa no século XVI.
2. Causas I
▪ O luxo da Igreja, pois, enquanto pregavam a pobreza e asimplicidade, os papas e bispos vivam rodeados de escritores e artistas, imersos em grande quantidade de riquezas.
▪ A condenação da usura (empréstimo a juros) e a noção de que o lucro erapecado, idéias que prejudicavam especialmente a burguesia, que estava em ascensão.
▪ O aumento do poder dos reis, que não viam com bons olhos a influência do papa interferindo nasquestões locais. Além disso, alguns reis queriam se apoderar das terras da Igreja.
▪ A influência do Renascimento Cultural, que espalhou pela Europa uma nova maneira de pensar, caracterizadapelo individualismo e pelo espírito crítico.
3. Causas II
o A simonia , ou seja, a venda de relíquias sagradas e cargos eclesiásticos, que transformava muitas práticas religiosas emcomércio.
o A invenção da prensa móvel por Gutenberg, que possibilitou a divulgação e cópia muito mais rápida de livros. Também possibilitou que a Bíblia fosse traduzida nas línguas locais....
tracking img