Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
0

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS

CARLOS ANTÔNIO DA COSTA MELACHUS

H-BIO: UMA BOA IDÉIA?

RIO DE JANEIRO 2010

1

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS

CARLOS ANTÔNIO DA COSTA MELACHUS

H-BIO: UMA BOA IDÉIA?

Monografia apresentada em cumprimento às exigências do Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Engenharia de Petróleo e Gás daFUNCEFET – Fundação de Apoio ao CEFET-, para obtenção do Título de Especialista em Engenharia de Petróleo e Gás.

Orientador: Prof. Ângelo Eder A. Collares, MSc

RIO DE JANEIRO 2010

2

MELACHUS, Carlos Antônio da Costa H-Bio: Uma boa idéia? / Carlos Antônio da Costa Melachus – Rio de Janeiro, 2010. Monografia (Pós Graduação) – Funcefet – Fundação de Apoio ao Cefet – RJ, 2010Bibliografia: 1. Petróleo e gás natural no mundo de hoje. 2.Gás natural liquefeito de petróleo e o conceito de subsea to shore. 3.Projetos de produção de GNL ao redor do mundo . 4.Projetos de produção de GNL na América do Sul e no Brasil.

3

FOLHA DE APROVAÇÃO

Aprovada em _____ de ______________ de 2010.

BANCA EXAMINADORA

_______________________________________ Prof._______________________________________ Prof.

_______________________________________ Prof.

4

DEDICATÓRIA

Dedico ao meu filho, que me deu total incentivo e apoio ao longo de todo o curso.

5

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos meus filhos, por terem me incentivado a crescer profissionalmente, me especializando e ampliando o meu conhecimento em outras áreas de possível atuação no mercado de trabalho. Atodos os meus amigos e colegas da Pós Graduação que tornaram esta caminhada mais agradável seja em ocasiões de trabalho, seja em momentos de descontração. Agradeço também ao professor Ângelo Eder que mostrou todas as técnicas necessárias para que fosse elaborada uma consistente monografia. .

6

RESUMO

A preocupação mundial com o desenvolvimento sustentável evidenciou a necessidade dadefinição de limites de emissão para as tecnologias automotivas. Desde então, pesquisadores têm buscado a produção de combustíveis menos poluentes, economicamente viáveis e de origem renovável para alcançar as melhorias ambientais desejadas. Neste sentido, o processo H-BIO contribui para a produção de óleo diesel usando uma parcela de matériaprima renovável. O processo H-BIO foi desenvolvido para inserir oprocessamento de matéria-prima renovável no esquema de refino de petróleo e permitir a utilização das instalações já existentes. O óleo vegetal ou animal é misturado com frações de diesel de petróleo para ser hidroconvertido em Unidades de Hidrotratamento (HDT), que são empregadas nas refinarias, principalmente para a redução do teor de enxofre e melhoria da qualidade do óleo diesel, ajustando ascaracterísticas do combustível às especificações da ANP. Segundo informações da Petrobrás, o processamento do H-BIO foi desenvolvido para inserir matéria-prima renovável no esquema de refino de petróleo e permitir a utilização das instalações já existentes da Petrobrás. O óleo vegetal ou animal é misturado com frações de diesel de petróleo para ser hidroconvertido em Unidades de Hidrotratamento(HDT), que são empregadas nas refinarias principalmente para a redução do teor de enxofre e melhoria da qualidade do óleo diesel, ajustando as características do combustível às especificações da ANP.

Palavras-chave: H-BIO, diesel renovável.

7

ABSTRACT

The CENPES, Research and Development Center of Petrobras, has the mission of providing technology solutions that anticipate and supportthe system and technology Petrobras H-BIO is an innovative process that was developed as a project portfolio of Prot, Technologies Program Strategic Refining. Tests conducted at a pilot plant are characterized by fundamental evaluation of the best operating conditions of the process that are related to the conversion of raw material and product quality achieved. So there is no concern at that...
tracking img