Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 59 (14729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

De uma maneira geral, a ética tem sido um fundamento essencial, para o desenvolvimento de qualquer profissão e de qualquer ciência, o que faz com que as Ciências Contábeis não fuja à regra.
O presente trabalho, buscando demonstrar o quanto é importante a Contabilidade para o funcionamento pleno tanto do mercado financeiro, quanto da alocação correta dos seusrecursos diante da sociedade, garantindo, portanto, à eficiência do sistema econômico, busca, sobretudo, desvendar a missão do profissional contabilista em relação aos seus objetivos aliados à ética profissional.
É sabido que, com a evolução tecnológica e, consequentemente, da globalização, muita coisa mudou tanto no mundo, quanto no seu contexto econômico. As complexidades empresariaistornaram-se mais presentes, em virtude de outra grande implicação que foi o acirramento da competitividade. O que fez com que muitas empresas e muitos profissionais tendessem tanto ao erro e à fraudes, mas também de atitudes e procedimentos transcendentes aos requisitos éticos de diversos profissionais dos diversos segmentos econômicos.
Não é demais salientar que a Contabilidade é importanteinstrumento de informações econômico-financeiras e, que por via dos seus profissionais contabilistas, é capaz de subsidiar os seus usuários a um conhecimento tal, que permita tomar decisões objetivas sobre assuntos do interesse, no sentido de otimizar e maximizar o seu patrimônio.
Segundo orientação de Cova (2009, p. 1):

A formação dos preços, que é a razão de serdos mercados financeiros, apenas é possível em face de agentes econômicos dotados de informações tempestivas e consistentes acerca da real situação dos ativos transacionados. Nesse sentido, a existência de sistemas de informações que proporcionem este conteúdo informacional de forma eficaz, e, sobretudo, fidedigna, constitui-se num fator indispensável para a tomada de decisão desses agentes, noambiente de mercado.




Essa afirmação é elemento bastante, para compreender que os serviços contábeis, disponibilizados pelo profissional contabilista, em razão do próprio objetivo, carece de transparência e ser digno de fé e de credibilidade.
Entretanto, não é incomum se ouvir, não só no ambiente profissional, mas, pela própria mídia, inúmeras situações de sonegaçõesempresariais; de apresentação de demonstrativos contábeis mascarados; de erros involuntários; de fraudes; de má fé, enfim, de diversas ocorrências que vão de encontro à ética e, que não restringe ao Brasil, mas a todo o mundo.
Diante das diversas ocorrências, que chegam a ferir a profissão e, com paralela preocupação de ser uma ferramenta de ampliação da importância e do significado daContabilidade, o autor do presente trabalho foi despertado pelo interesse de estabelecer um problema e pesquisá-lo, com o intuito de reproduzir o contexto ético dentro da profissão contabilista.
Assim, residindo na cidade de Pirapora, Norte do Estado de Minas Gerais, procurou-se desenvolver a pesquisa, voltando a ideologia proposta, aos profissionais da área, na referida cidade.
Apartir de então, propiciou-se a elaboração de um problema que pudesse ser pesquisado e respondido, conquanto que ao final da pesquisa, o resultado também pudesse ser útil, reflexivo e aplicável.
Dessa forma o problema de estudo passou a ser o de se conhecer com maior propriedade “Como é percebido o comprometimento ético junto aos profissionais da área contábil, no Município de Pirapora –MG?”.
Delineada a direção da pesquisa em razão da questão proposta, foi possível estabelecer também o norteamento da pesquisa, a partir de um objetivo geral que foi “Analisar o comprometimento ético junto aos profissionais da área contábil, no Município de Pirapora – MG”.
Não obstante e, ciente da necessidade de maior detalhamento para o alcance do objetivo geral, alguns...
tracking img