Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

FRANCISMAURIA DE SOUSA MEDEIROS FERREIRA








A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL












BRASILIA
2012
FRANCISMAURIA DE SOUSA MEDEIROS FERREIRA













A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOSALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Pedagogia
Orientador: Okaçana battini Bernadete Strang
Tutor Eletrônico:Jacqueline GradeTutor de Sala: Maria Fabiana Oliveira de Souza






BRASILIA
2012
































Dedico este trabalho aos meus pais (Maria de Jesus Bezerra de Sousa Medeiros e Francisco de Jesus Viana Medeiros) por me proporcionar uma melhor qualificação e acreditar no meu sucesso.



AGRADECIMENTOSAgradeço em primeiro lugar a Deus que iluminou o meu caminho durante esta caminhada;

Agradeço também ao meu esposo Anderson que de forma especial e carinhosa me deu força e coragem me apoiando nos momentos de dificuldades, quero agradecer também as minhas filhas Jéssica e Kamilly que embora não tivesse conhecimento disto, mas iluminaram de maneira especial osmeus pensamentos me levando a buscar mais conhecimentos;

Agradeço também a todos os professores que me acompanharam durante a graduação e aos meus amigos e colegas do curso, pela cumplicidade, ajuda e amizade.
















































FERREIRA, Francismauria de Sousa Medeiros. A Importância do Lúdico no Processode Ensino Aprendizagem dos Alunos do Terceiro Ano do Ensino Fundamental. 2012. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação – Pedagogia) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Brasília, 2012.


RESUMO

Esta pesquisa tem por objetivo entender como as atividades lúdicas apresentam-se de forma importante na aprendizagem significativa dos alunos da educaçãobásica. Parte do pressuposto de que na atualidade os professores encontram alguns obstáculos que dificultam a aprendizagem escolar de seus alunos. Assim, utilizou-se a metodologia qualitativa onde a pesquisadora realizou uma pesquisa de campo, ou seja, aplicou um questionário a uma professora que atua no 3º ano primário a fim de saber como a mesma utiliza a ludicidade no processo educacional dascrianças. Desta forma, dividiu-se o referencial teórico da seguinte maneira: em um primeiro momento realizou-se um breve histórico do lúdico no contexto educacional, em seguida dissertou-se a respeito da abordagem teórica a respeito do lúdico, passando então a comentar a respeito da importância do lúdico no desenvolvimento da criança, utilizando-se para isso alguns autores e especialistas na área comoKishimoto (1998), Winnicott (1975) e Piaget (1974) que dissertam a respeito do lúdico no processo educacional. Ressalta-se que fez-se necessário realizar também uma breve análise de como são os alunos do 3º ano, utilizando assim os Parâmetros Curriculares Nacionais (1996), a fim de entender as características físicas, psicológicas e social dos alunos desta referida série, ou ano do EnsinoFundamental, chegando-se assim à conclusão de que o lúdico quando inserido no processo educativo pode fazer com que os alunos aprendam brincando, ou seja, possibilita aos alunos um gosto maior pelas matérias didáticas, com aulas animadas e significativas em relação ao aprendizado.
















Palavras-chave: 1. Lúdico; 2. Ensino-Aprendizagem; 3. Professor; 4. Aluno;
5. Terceiro...
tracking img