Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 59 (14711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, o conceito de educação vem mudando gradativamente. Durante um longo tempo da história educacional, de uma maneira global acreditava-se que primeiramente quem deveria educar as pessoas deveria ser o pai, ou seja, utilizava-se até então a figura patriarcal como fator determinante na vida dos filhos, cabendo a ele fornecer ensinamentos que lhe convinha.Houve períodos ainda que os ensinamentos eram de cunho religioso, destinados a um pequeno grupo de pessoas, isto é, as igrejas tinham grandes responsabilidades de manter a educação de acordo com a religião e as regras impostas por uma sociedade até então nada democrática. Nota-se também que até pouco tempo atrás, acreditava-se que a figura do professor era determinante na aprendizagem dosalunos, sendo ele o detentor de todo saber, fator este que desconsiderava os conhecimentos prévios de cada educando.
Porém essas concepções educacionais que perduraram ao longo dos tempos contradizendo com as orientações que se tem atualmente, onde as mesmas estão pautadas no trabalho inovador do educador, nos anseios do educando e no respeito ao tempo de desenvolvimento de cada aluno. Nessesentido é que o processo de inclusão vem ganhando cada vez mais espaço no tumultuado e ao mesmo tempo prazeroso meio educacional. Percebemos que quando se fala em inclusão, ainda hoje, apesar de todas as evoluções no assunto, constatamos que a idéia da grande maioria das pessoas está em discutir a deficiência física e a mental, não percebendo desta forma, as inúmeras outras existentes em nossocotidiano.
Sendo assim, com o propósito de apontarmos uma perspectiva inclusiva possível, necessária é que fomos instigados de modo especial, a realizarmos um trabalho de conclusão de curso de cunho bibliográfico, pontuando ao longo da pesquisa principais medos, desafios, conquistas, incentivos, sonhos e possibilidades inerentes aos alunos integrantes da Educação de Jovens e Adultos, pois sabemosque pela própria modalidade são de certa forma excluídos do processo educacional e conseqüentemente da sociedade civil, pois ao contrário do que muitos pensam o aluno jovem ou adulto busca a cada dia seu reconhecimento, respeito, valorização e oportunidade perante comunidade. Grandes mudanças ocorreram no âmbito educacional no que concerne a Educação de Jovens e Adultos, visto que os programaseram anteriormente implementados aleatoriamente, sem garantias previstas em leis. Contudo, algumas conquistas foram alcançadas, como a Constituição Federal promulgada em 1988 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 (LDBEN), asseguram o direito ao ensino fundamental aos cidadãos de todas as faixas etárias.
O que estabelece o imperativo de ampliar oportunidades educacionais paraaqueles que já ultrapassaram a idade de escolarização regular. Dessa forma, conheceremos concepções de teóricos referentes à educação de jovens e adultos em todos os aspectos, especificamente, sobre os desafios e perspectivas encontrados no processo inclusivo na Educação de Jovens e Adultos. Construiremos propostas pedagógicas, divulgaremos o modo com que se apresenta a educação de jovens eadultos no município de São Félix do Xingu, bem como, apresentaremos sugestões para que o ensino tome-se significativo tanto para os educadores, quanto para os educandos e seja efetivamente um verdadeiro local de inclusão social.
Nesse sentido, o motivo que nos instigou a abordarmos tal tema, se deu pela atuação na docência e pela convivência com outros professores que atuam nesta modalidade deensino, em que os mesmos relataram experiências vivenciadas no cotidiano da educação de jovens e adultos, bem como a insatisfação pessoal em ver este público alvo sendo foco de uma política educacional totalmente excludente. Reafirmando nosso interesse pelo tema, já trabalhamos com a Educação de Jovens e Adultos, onde concretizamos as nossas expectativas e reafirmamos nossa certeza em tecer um...
tracking img