Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1925 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DA EDUCAÇÃO TRADICIONAL ÀS NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

Trabalho apresentado como requisito parcial para avaliação das disciplinas Fundamentos históricos e Epistemologia e suas implicações para a prática pedagógica no ensino superior, Epistemologia da Educação , Inovações e novas tecnologias aplicadas ao ensino superior do curso de Pós Graduação emDocência no Ensino Superior do Centro Universitário de Maringá.
Prof.ª Maria Lucia Bertachini Nosell
Profª Rachel de Maya Brotherhood
Profª Ludhiana Ethel Kendrick Silva Bertoncelo

MARINGA – PR
2010
RESUMO

A didática é um dos principais fundamentos para o docente, pois se trata do estudo da arte do ensino, compreende conhecimentos científicos que fornecem bases teóricas aos futurosprofessores de modo que possam atuar diante das situações práticas de ensino. Este conceito de didática encontra-se resumido aos termos, métodos e técnicas de ensino, que realmente são itens que a compõe, mas não a explicam por completo, reduzindo seu verdadeiro significado. A presente pesquisa buscou desenvolver uma análise teórica sobre a história da didática e sua importância na formação docente.Bem como exemplificar a viabilização do artigo 43 Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Palavras - chave: didática, educação , LBD.

SUMÁRIO

1. Introdução 5
2. Desenvolvimento 6
2.1 História da Didática 6
2.2 A importância da didática na formaçao docente 6
2.3 Criação da LBD 8
2.4 Artigo 43 da LDB 8
3. CONCLUSÃO ou considerações finais. 10
4. Referências 11


IntroduçãoNo Brasil o ensino superior é recente, iniciou-se no século XVII com a vinda da família real. Com o início da industrialização surgiram as primeiras universidades em meados da década de 20, do século passado. O aumento do ensino superior brasileiro sempre esteve preso ao desenvolvimento econômico do país.
Nos anos 80, o ensino superior enfrentou dificuldades em se expandir e a partir dos anos90, a oferta de vagas sofreu um aumentando de cerca de 7% ao ano.
Mas apesar de estar havendo no Brasil, uma expansão bastante acentuada dos alunos no ensino superior, este crescimento ainda não foi suficiente para modificar algumas taxas apresentadas e extremamente desfavoráveis, principalmente quando comparadas com outros países: cerca de 13% dos jovens brasileiros entre 20 e 24 anosencontra-se matriculado em estabelecimentos de ensino superior – índice muito menor que a alcançada por países como Estados Unidos (81%), França (51%), Argentina (36%), Uruguai (29%), Chile (28%) e Colômbia (17%).
A EAD (Educação a Distância), no Brasil, está crescendo sob o padrão de agregar o ensino universitário, criando uma Educação Superior mais democrática, e fortalecer o número de profissionaisqualificados a fim de consolidar a posição do Brasil como país emergente e não apenas subdesenvolvido.




1. DESENVOLVIMENTO

2.1 EVOLUÇAO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E A EAD
Ao longo dos últimos anos, de modo especial, após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases Nacionais – LDB 9.394/96 foram inúmeras as mudanças das políticas públicas para as universidades brasileiras. Umadelas foi implantação da Educação a Distância (EaD) no ensino superior. No Brasil, a Educação a Distância (EAD) como forma de ensino tem suas primeiras experiências registradas no fim do século XIX, pelos idos da década de 1850, quando, segundo Marques (2004), “agricultores e pecuaristas europeus aprendiam, por correspondência, como plantar ou qual a melhor forma de cuidar do rebanho”.
SegundoCosta e Faria apud ( ALVES; ZAMBALDE & FIGUEIREDO,2004,p.6) a EAD é uma atividade de ensino e aprendizagem que se realiza sem que haja a proximidade entre professor e alunos, mas com uma comunicação bidirecional entre os vários sujeitos do processo como professor, aluno, monitores, recursos tecnológicos entre outros.
O crescimento da EAD nos últimos anos pode ser explicado por uma razão muito...
tracking img